quinta-feira, 7 de abril de 2011

Época 2010/2011 - UEFA Europa League | Picks

1/4 de final da UEFA Europa League



08 de Abril de 2011

UEFA Europa League | 20:05 | FC Porto vs Spartak Moscow

Jogo a contar para a 1ª mão dos 1/4 de final da Liga Europa entre o campeão português FC Porto e o ultimo 4º classificado do Campeonato Russo - relembro que a Liga Russa tem um calendário diferente da generalidade dos campeonatos europeus, e neste momento a Russian Premier League 2011 vai na 3ª jornada (na Russian Premier League 2010 o Spartak ficou em 4º lugar). Este jogo disputa-se no dia 7 de Abril, no Estádio do Dragão, pelas 20h05.

FC Porto: os azuis e brancos chegam aos 1/4 de final da UEFA Europa League depois de terem eliminado o Sevilha nos 1/16 de final desta competição e depois de eliminarem outra equipa russa (o CSKA Moscow nos 1/8 de final desta prova). Na equipa azul e branca regressa o lateral esquerdo Álvaro Pereira, ele que não jogou na eliminatória anterior contra o CSKA pois esteve a cumprir castigo devido à expulsão sofrida contra o Sevilha, na 2ª mão dos 1/16 de final.

Neste momento, a equipa de André Villas-Boas, para além de ter um registo notável nesta UEFA Europa League - os Dragões em 12 jogos têm 10 vitórias, um empate e apenas uma derrota (0-1 contra o Sevilha), que mesmo assim permitiu o apuramento do FC Porto para os 1/8 de final da Liga Europa, mercê da vitória em Sevilha (2-1) - também têm um registo brutal em termos globais; é que o FC Porto acaba de se sagrar campeão nacional quando ainda faltam 5 jornadas para o campeonato acabar, e em 25 jogos têm nada mais nada menos do que 23 vitórias e 2 empates; são o melhor ataque da Liga ZON Sagres e a melhor defesa e ainda têm o melhor marcador do campeonato (Hulk com 21 golos marcados). A juntar a isto, refira-se que os Dragões ainda estão com possibilidades de chegar à final da Taça de Portugal; neste momento estão em desvantagem na eliminatória pois perderam a 1ª mão da meia-final (0-2) contra o Benfica.

Últimos jogos em casa entre o FC PORTO e equipas russas para as Competições Europeias:

2004/05 Liga dos Campeões (1ª fase - 1ª jornada)
FC PORTO - PFC CSKA Moskva (0-0) empate

2006/07 Liga dos Campeões (1ª fase - 1ª jornada)
FC PORTO - PFC CSKA Moskva (0-0) empate

2010/11 Liga Europa (oitavos-de-final - 2ª mão)
FC PORTO - PFC CSKA Moskva (2-1) vitória

Balanço:
V - 1
E - 2
D - 0
GM - 2
GS - 1

André Villas-Boas, na conferência de imprensa de antevisão a este jogo disse o seguinte, quando confrontado com o facto da equipa azul e branca jogar primeiro em casa:

«Debatemos esse tema, há uma cultura do F.C. Porto na Taça UEFA e na Liga dos Campeões, vamos servir-nos dessa experiência, desses exemplos, de resolver a eliminatória nos jogos fora. O nosso registo fora de casa é superior ao registo em casa».

Villas-Boas quer motivar os jogadores com as recordações da histórica caminhada até Sevilha. Aliás, uma cidade por onde os dragões já passaram, esta época: «Quem ganha uma vez, quer ganhar mais. Vamos viver o título de forma especial, pelo lugar onde foi conquistado. Agora, queremos repetir a história de 2002/03, passo a passo. A sede de ganhar está presente nestes jogadores.» in maisfutebol.iol.pt


Em baixo vou colocar os pontos que considero que estão a favor e contra o FC Porto para este jogo da UEFA Europa League:

Favor:

- o FC Porto vai entrar neste jogo com a moral completamente em cima depois de se ter sagrado campeão nacional no Domingo, precisamente na casa do seu arqui-rival;

- partir de agora, e com o titulo no "papo", o FC Porto poderá gerir muito melhor a equipa para os jogos que se seguem e para as competições que ainda não conseguiu alcançar (Liga Europa e Taça de Portugal) o que pode ser um optimo handicap para a equipa azul e branca;

Contra:

- o FC Porto teve no Domingo um jogo de extremo desgaste e depois disso teve um dia de folga, começando a preparar este jogo contra o Spartak apenas na terça-feira; ou seja, são apenas 2 dias de preparação para este jogo, e se adicionarmos a este factor o desgaste que ainda poderá existir nos jogadores portistas, poderemos estar perante um ponto em desfavor do FC Porto;

Convocados:

Guarda-redes: Helton e Beto;
Defesas: Maicon, Alvaro, Fucile, Rolando, Sapunaru e Otamendi;
Médios: Guarín, Belluschi, Moutinho, Fernando, Ruben Micael e Cristian Rodríguez;
Avançados: Falcao, Hulk, Varela e James


Spartak Moscow: esta equipa russa chega aos 1/4 de final da UEFA Europa League depois de ter eliminado o Basileia nos 1/16 de final e o Ajax nos 1/8 de final desta prova. Neste momento, vai com 3 jogos na Premier-Liga 2011, tendo 2 derrotas fora de casa e uma vitória tangencial em casa (1-0).

Penso que esta equipa é bastante mais fraca que Sevilha e CSKA, equipas que o FC Porto eliminou nas eliminatórias anteriores; no entanto, tem bons elementos na equipa, como são os casos dos brasileiros Ibson (ex-jogador do FC Porto), Welliton e Alex e ainda um prodígio georgiano (Ananidze) de apenas 18 anos. Este jogador é muito tecnicista e mesmo em curtos espaços de terreno consegue libertar-se facilmente dos opositores e criar situações de perigo.

Welliton está em dúvida para este jogo, mas Karpin já disse o seguinte sobre a utilização ou não do jogador: «é o caso mais preocupante mas deve estar apto», o que pressupõe que o jogador brasileiro poderá jogar amanha.

Karpin também afirmou, na conferencia de imprensa de antevisão deste jogo, o seguinte:

«É verdade que temos alternado entre exibições de nota 10 e exibições de nota 2. Espero que amanhã a equipa jogue com nota 10, pelo menos como fizemos com o Ajax. Se isso acontecer, há 80 a 90 por cento de hipóteses de correr bem».

Sobre o FC Porto afirmou: «Vi oito jogos do Porto e claro que não fiquei contente. Todos os jogadores são muito, muito bons. Particularmente, fiquei mesmo muito admirado com o Falcao».

Em baixo vou colocar os pontos que considero que estão a favor e contra o Spartak Moscow para este jogo da UEFA Europa League:

Favor:

- penso que o único ponto a favor desta equipa russa será mesmo o factor surpresa que possa criar no Estádio do Dragão; todos sabemos como o futebol é, e se esta equipa conseguir fazer uma exibição brutal, se os seus jogadores estiverem bem organizados em campo e se funcionarem muito bem tacticamente, o FC Porto poderá ficar surpreendido e esse efeito-surpresa poderá jogar a favor da equipa de Valery Karpin;

Contra:

- os russos começaram a Liga doméstica com um desempenho bastante fraco; neste momento, em 3 jogos têm 2 derrotas e apenas uma vitória pela margem mínima (1-0) contra o Volga; e apenas têm 2 golos marcados, tendo já 7 golos sofridos mercÊ das derrotas (4-0) na casa do Rostov e agora no ultimo fim de semana (3-1) no Kuban; ou seja, esta equipa russa sofre muitos golos, e nem sequer encaixou esses mesmos golos contra equipas de grande valia. Agora contra o FC Porto não é um bom pronúncio sofrer assim muitos golos, até porque a equipa portuguesa tem um ataque fortissimo;

- outro ponto que joga contra este Spartak é o próprio adversário que vão ter pela frente, o FC Porto; o FC Porto está muito forte, acabou de conquistar o campeonato portuguÊs e agora quer dar tudo pela conquista desta Liga Europa. Todas as casas de apostas desportivas dão como a equipa azul e branca favorita à vitória final nesta competição, e o Spartak se entrar temerário por estes factos com certeza que irá pagar muito caro;


Convocados:

Guarda-redes: Zabolotnyi, Dykan e Belenov;

Defesas: Makeev, Suchy, Rojo, Khodyrev, Sheshukov;

Médios: Alex, Ananidze, Ibson, Dimitri Kombarov, Kirill Kombarov, McGeady, Ozobic, Rafael Carioca, Yakovlev;

Avançados: Ari, Welliton e Dzyuba.


Curiosidades:

Jogos anteriores
• Os dois clubes defrontam-se pela primeira vez nas competições de clubes da UEFA.

• O FC Porto disputou seis jogos frente a clubes russos, curiosamente todos contra o CSKA Moscovo, tendo registado quatro vitórias e dois empates (um triunfo, dois empates e nenhum desaire em casa).

• O FC Porto afastou o CSKA na eliminatória anterior da UEFA Europa League, triunfando por 1-0 em Moscovo e por 2-1 em Portugal. O golo apontado por Zoran Tošić no Porto foi o primeiro consentido pelo clube português frente a uma equipa russa.

• O registo do Spartak em seis desafios com emblemas portugueses é de três vitórias, dois empates e uma derrota (um triunfo, dois desaires e nenhum empate em Portugal). Os russos marcaram três golos nas últimas duas deslocações a solo lusitano, quando bateram o Sporting na fase de grupos da UEFA Champions League em 2000 (3-0) e em 2006 (3-1).

• Nunca equipas russas e portuguesas se defrontaram nos quartos-de-final de uma prova de clubes da UEFA e só numa ocasião é que se registou um encontro numa fase mais adiantada de uma competição europeia, quando o CSKA derrotou o Sporting, por 3-1, na final da Taça UEFA de 2005.


Retrospectiva
• O FC Porto apenas sofreu uma derrota nos últimos sete jogos europeus disputados em casa, ao não evitar o triunfo do Sevilla FC, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos-de-final desta edição da UEFA Europa League. Nos outros seis desafios registaram-se cinco vitórias e um empate.

• O Spartak só sofreu uma derrota nos últimos oito jogos europeus disputados fora de casa, tendo sido batido por 4-1 no reduto do Chelsea FC na fase de grupos da presente edição da UEFA Champions League. A série inclui um empate e seis vitórias nesta série, três das quais nos últimos três desafios.

Factos das equipas
• Helton, João Moutinho e Hulk participaram nos dez jogos do FC Porto desde o início da fase de grupos da UEFA Europa League; o guarda-redes brasileiro foi o único a não falhar qualquer minuto.

• Radamel Falcao é o melhor marcador do FC Porto na prova, com sete golos, sendo apenas superado na classificação dos goleadores por Giuseppe Rossi, do Villarreal CF, com oito remates certeiros.

• Dmitri Kombarov e Alex são os melhores marcadores do Spartak na presente edição da UEFA Europa League, com dois golos cada, desde que o clube entrou em prova, nos 16 avos-de-final.

• O FC Porto é a segunda equipa mais concretizadora ainda em prova, com 19 golos marcados, menos um do que o FC Dynamo Kyiv.

• O médio Ibson chegou ao Spartak em 2008 após quatro anos ao serviço do FC Porto, onde conquistou dois títulos de campeão e uma Taça de Portugal. O brasileiro marcou dois golos em 46 jogos realizados na Liga portuguesa, mas passou os últimos anos de ligação ao FC Porto a jogar por empréstimo no CR Flamengo, o seu primeiro clube.

• "O FC Porto não é um adversário fácil, pois é favorito a vencer o troféu. Teria sido melhor encontrá-los apenas na final", comentou o treinador do Spartak, Valeri Karpin, após conhecer o resultado do sorteio.

• Karpin disputou dois encontros frente a clubes portugueses quando jogava no RC Celta de Vigo, quando alinhou no meio-campo dos espanhóis frente ao Benfica na terceira eliminatória da Taça UEFA de 1999/2000. Marcou dois golos em Vigo na vitória da primeira mão por 7-0 – a maior derrota de sempre das "águias" na Europa – e alinhou depois no empate 1-1 em Lisboa.

• O FC Porto contou nas suas fileiras com alguns jogadores famosos da história do Spartak. O médio Vasili Kulkov e o avançado Sergei Yuran sagram-se campeões de Portugal em 1994/95 na única época em que representaram o clube. Dmitri Alenichev (2000-04) marcou nos triunfos do FC Porto na final da Taça UEFA de 2002/03 e na final da UEFA Champions League de 2003/04, isto para além de ter ganho duas vezes o título e conquistado duas Taças de Portugal. Alenichev treina actualmente a selecção Sub-17 da Rússia.

• O avançado do Porto, Walter, e o médio do Spartak, Alex, foram colegas de equipa no clube brasileiro do SC Internacional, em 2008.

• Com Sp. Braga e Benfica ainda em prova, esta é a primeira vez em que há três clubes portugueses presentes nos quartos-de-final da mesma prova de clubes da UEFA.

• O sorteio determinou que os embates dos quartos-de-final da UEFA Europa League vão ser disputados entre clubes que estão em prova desde o início da fase de grupos (Dynamo Kyiv, FC Porto, PSV Eindhoven e Villarreal) e clubes que transitaram da fase de grupos da UEFA Champions League (Spartak, FC Twente, Braga e Benfica).

• O clube que seguir em frente mede forças nas meias-finais com o vencedor do embate entre Villarreal e Twente, a 28 de Abril e 5 de Maio, jogando a primeira mão perante os seus adeptos. O vencedor desta eliminatória será designado como equipa da casa na final, agendada para a Dublin Arena, a 18 de Maio.

in UEFA.com


Conclusão: penso que neste jogo poderá haver uma hipótese muito remota de acontecer uma surpresa --> um empate entenda-se; no entanto, penso que essa hipótese é mesmo muito remota, e só a estou a frisar pelo facto de poder existir um certo relaxamento na equipa azul e branca devido À vitória recente no Estádio da Luz, que deu o título de campeões nacionais aos Dragões.

No entanto, se André Villas-Boas fizer o seu papel, o de preparar psicologicamente os seus jogadores para este jogo, penso que estão reúnidas todas as condições para o FC Porto levar de vencida esta equipa russa. Os azuis e brancos são mais fortes que estes russos, e se virmos a forma como o FC Porto gere todos os momentos dos seus jogos e como consegue defender quando tem que defender, acredito-me piamente que irá vencer este jogo sem sofrer qualquer golo. O FC Porto soube gerir muito bem os seus jogos contra Sevilha, CSKA, Vitória de Guimarães e Benfica por exemplo, e não será este Spartak Moscow que irá incomodar essa gestão quase perfeita que os azuis e brancos conseguem fazer. É certo que contra Sevilha, CSKA e Benfica, o FC Porto sofreu golos, mas não vejo maneira - até mesmo pelos argumentos ofensivos que a equipa russa não demonstra ter - de sofrer novamente qualquer golo.

Tenho um feeling que Falcao irá marcar neste jogo; o avançado colombiano desde que regressou à equipa (contra o Sevilha, para a 2ª mão dos 1/16 de final da Liga Europa) marcou 3 golos (2 contra o Olhanense e 1 contra o Vitória de Guimarães) e ainda não facturou novamente na Liga Europa, ele que é o 2º melhor marcador desta competição (tem 7 golos) logo atrás de Rossi do Villarreal que tem 8 golos. Ora, mesmo nos jogos da Liga ZON Sagres que tem ficado em branco não lhe têm faltado oportunidades de golo; o problema actual de Falcao é que tem sido bastante perdulário na hora de finalizar, e neste jogo penso que irá voltar a sua eficácia.

Como tal, penso que a aposta mais certa para este jogo será o FC Porto a vencer sem sofrer golos.

No entanto, penso que as seguintes apostas que coloco aqui em baixo são apostas de valor bastante prováveis de acontecer, pelo que quem quiser apostar neste sentido penso que irá a estar a tomar uma boa decisão.


UEFA Europa League | 20:15 | FC Porto vs Spartak Moscow | FC Porto a vencer sem sofrer golos @ 2.05 na Bwin
UEFA Europa League | 20:15 | FC Porto vs Spartak Moscow | Under 2.5 @ 1.95 na Bet365
UEFA Europa League | 20:15 | FC Porto vs Spartak Moscow | Falcao a marcar a qualquer altura @ 1.90 na Bwin

Sem comentários:

Enviar um comentário