domingo, 20 de janeiro de 2013

Época 2012/2013 - Liga ZON Sagres

FC Porto - Parte 1 / Sistema de jogo:

Agora que chegámos ao final da 1ª volta do campeonato (com o FC Porto a ter menos 1 jogo ainda) 
vamos definir a forma do Bi Campeão jogar:


- o FC Porto tem uma identidade e filosofia própria que assenta em anos e anos de jogo; ou seja, o FC Porto só conhece uma forma de jogar --> ao ataque, fazendo uso de posse de bola para vencer os jogos!

No entanto, vamos esmiuçar um pouco o que é este FC Porto de Vitor Pereira no que ao sistema de jogo diz respeito:

- este FC Porto de Vitor Pereira joga em 4-3-3 (modelo de jogo que também já está implantado na equipa desde os temos de José Mourinho); contudo, este não é bem um 4-3-3 clássico. O 4-3-3 do FC Porto é muitas das vezes apenas no papel, pois na prática esse 4-3-3 transforma-se muitas vezes num 4-4-2. E porque é que isto é assim? Isto acontece na equipa azul e branca devido às características próprias dos jogadores que compõem o 11 inicial da equipa; ou seja, na defesa não há dúvidas nenhumas, o quarteto é constituído por Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro.

Mas no meio-campo já as coisas são diferentes pois se no papel se consegue ver um meio-campo constituído por 3 jogadores (os habituais Fernando, Moutinho e Lucho), já na prática esse mesmo meio-campo é composto muitas vezes não por esses 3 elementos, mas sim por 4 jogadores. E isso funciona assim por causa de 2 jogadores:

1º James --> apesar de ser um jogador que inicia os seus jogos encostado a uma ala (fazendo parte do trio da frente do FC Porto --> Varela, Jackson e James), acaba sempre por se intrometer variadíssimas vezes por espaços interiores, ocupando assim a posição 10 do ataque portista e ficando assim a equipa com 4 jogadores no meio-campo --> Fernando, Moutinho, Lucho e James;

2º Defour --> quando o colombiano não está, Vitor Pereira não muda por completo o modelo de jogo, mantendo na mesma o 4-3-3. Contudo, quando James não está o técnico mete Defour na posição de James, ficando assim o FC Porto fiel aos seus princípios básicos de jogo. É de referir, no entanto, que nesta situação o belga não entra para a posição do colombiano, mas sim para o seu lugar. São coisas distintas.
Defour, até pelas suas próprias características (que são bem diferentes das de James) ocupa o lugar de James mas joga numa posição diferente. O belga joga o inverso daquilo que joga o prodígio colombiano; ou seja, se James começa numa ala e depois se vai metendo por espaços mais interiores com o decorrer do jogo, já Defour começa no lado direito do meio-campo e vai deambulando por toda a zona central do terreno, acabando depois por cair numa ala (altura em que o tal 4-3-3 fica delineado no jogo portista).

- depois, chegámos ao ataque. O ataque do FC Porto é constituído pelo Ponta de Lança colombiano Jackson Martinez, que joga no centro do ataque, e depois tem em Varela e James os extremos habituais titulares da equipa.

Sem comentários:

Enviar um comentário