Em baixo encontra-se uma primeira análise a este Campeonato do Mundo de Futebol FIFA 2010 feita por um dos colaboradores deste blog (Pedro Ribeiro):
Quanto ao tema da actualidade,o campeonato de futebol de selecções,para mim,muita gente pode me chamar de louco,mas penso que as principais equipas a aspirar chegar as meias finais são:Inglaterra,Alemanha,Holanda,Paraguai e a seleçao dos andes,a chilena.e explico o porque deste meu palpite ou pressagio,como queiram chamar.Começando pela selecção de Capello acho até que é a principal favorita devido ao conjunto fantástico de jogadores que tem ao seu dispor tais como Ronney,lampard e gerrard,isto só para citar alguns.Outro aspecto que acho fundamental para o seu favoritismo é que este mundial para a maioria dos atletas é a ultima grande oportunidade que têm para ganhar algo no que diz respeito a selecções.isto pode ser levado por alguns para um motivo pra terem mais pressão sobre os ombros,mas eu acho exactamente o contrário porque jogadores deste nivel estão habituados a pressão e vão transformar isso em mais uma forma de os motivar.Para terminar a minha análise sobre a selecção dos "bifes" falta dizer o mais importante,esta geração de ouro inglesa nunca tinha sido treinada por um homem chamado fabio capello e isso quer queiram,quer não, pode fazer toda a diferença. Agora a seleçao germânica: a formação comandada por Joaquim low,o homem que quis,ou pelo menos está a tentar rejuvenescer a selecção alemã com jovens talentos que nao é do conhecimento geral das pessoas,falando em Sami khedira jogador do estugarda,Toni kroos do bayer leverkusen,Mesut ozil de origem turca,Thomas muller do finalista vencido da champions league. Estes nomes juntando a velhos conhecidos como Schweinsteiger,Lahm,Podolski,Klose e ate mesmo Butt forma uma selecção que quanto a mim tem pernas para andar e chegar muito longe neste torneio disputado em terras africanas.
O grande merito de Joaquim low foi mudar a maneira de jogar desta equipa com um futebol atraente,com transições rápidas,mas tambem com muita posse de bola,agora nao vemos a tipica alemanha que tentava adormecer o adversario e adormecia era o espectador mas no fim ganhavam,como dizia Gary lineker:"o futebol sao 11 contra 11 e no fim ganha a alemanha".falando da famosa laranja mecanica,somos obrigados a falar em bom futebol,futebol de ataque,muitos golos mas depois quando chega a hora das grandes decisões a laranja fica totalmente espremida,e fora aquela selecção de cruyf nunca mais ganharam nada. Se calhar falta-lhe um Capello nao?? Mas quem tem Robben,snjeider,van persie,kuyt e ate mesmo van der vaart so pode aspirar a ser campeã do mundo. Agora falando nas selecções que vao surpreender o mundo do futebol em geral neste verao,Paraguai e chile. Começo pelo paraguai,uma equipa com jogadores bastante interessantes mas desconhecidos falo em Nelson valdez,lucas barrios ambos a actuar no futebol germanico no dortmund,edgar barreto da atalanta,santana do wolsfburgo. Mas fazendo uma analise mais profunda sobre o paraguai tenho a dizer que é uma equipa que acima de tudo defende em bloco e defende bastante bem,por isso foi das selecções menos batidas do apuramento,ou ate talvez a menos batida,a juntar a isso baseia o seu jogo em transiçoes muito rapidas e consegue sempre colocar nos contra golpes sempre 5 a 6 homens para finalizar.A grande referência neste momento desta equipa engane se quem pensa que é oscar cardozo,porque nem joga de inicio,a grande referência da equipa é mesmo lucas barrios. Fixem este nome!! Quanto à selecção chilena é um pouco do mesmo,o que diferencia sao as peças. E nesse aspeto penso que o chile tem ainda mais soluções que a selecção paraguaia. Homens como humberto suazo,matias fernandez,alexis sanchez jogador da udinese e de quem se espera muito neste torneio,mais mark gonzalez antigo jogador do liverpool actualmente no CSKA da russia esta equipa e a seleçao do paraguai na minha opiniao vao ate mesmo superar italia e espanha nos respetivos grupos. Numa proxima oportunidade falo nas desilusões que vãoser algumas selecções e o porquê disso.
by Pedro Ribeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário