Agora que estámos a uma semana do primeiro jogo oficial de uma competição nacional (Supertaça Cândido de Oliveira) que vai opôr o campeão nacional em título ao vencedor da Taça de Portugal da temporada transacta, o FC Porto, é altura para o Futebol Cerebral fazer uma primeira análise aos denominados 3 grandes do futebol português, sem descurando também o Braga e o Marítimo que já têm jogos oficiais realizados (qualificações para a Champions League e Liga Europa respectivamente) e todas as restantes equipas que irão disputar a Liga ZON Sagres 2010/2011.
Benfica
Ao contrário do que muita gente dizia ou suspeitava, a minha opinião pessoal sobre o Benfica tem-se vindo a confirmar. Ou seja, depois da melhor época realizada dos ultimos 30 anos, o Benfica apenas vendeu 1 jogador (Di Maria) e "conseguiu" manter toda a restante estrutura da equipa. Digo "conseguiu" manter, pois não me parece que o Benfica tenha mantido jogadores como Luisão, Cardozo, Ramires ou Coentrão pelo simples facto de não os querer vender; eu penso é que esses jogadores não foram vendidos pois os clubes que poderiam estar interessados neles não pagam as suas respectivas cláusulas de rescisão. O David Luiz talvez seja uma excepção a isto que eu estou a dizer, visto que há rumores que o Benfica tinha uma proposta do Manchester City superior a 30 Milhões (a cláusula do jogador será de 50 Milhões) e não o vendeu. Mesmo assim, não poderemos afirmar com toda a veemência que o Benfica tenha tido uma proposta oficial pelo defesa brasileiro pois o que se sabe são apenas rumores.
Posto isto, na minha opinião penso que a equipa que neste momento apresenta melhores condições para conquistar o campeonato nacional é o Benfica. Ou seja, neste momento, na teoria quem parte com mais hipóteses de conquistar o título é a equipa de Jorge Jesus; o Benfica continua muito forte, especialmente no ataque. O jogo da próxima semana (Supertaça Cândido Oliveira) vai ser duro para ambas as equipas (FC Porto e Benfica) mas o Benfica é favorito para esse jogo. Quanto ao campeonato os encarnados têm equipa para ganhar 80% dos jogos nas calmas e este ano têm algumas opções extra (Airton e Kardec muito mais envolvidos a juntar a Jara e Rodrigo) que não tinham na época passada e essas mesmas opções são preocupantes para os principais adversários.
--------------------------------------------------------
FC Porto
O FC Porto entra na época 2010/2011 depois de ter perdido o PENTA para o seu "inimigo" e depois de ter feito uma época aquém do que é esperado naquela casa. Os portistas "perderam" no ano passado Lisandro Lopez e Lucho Gonzalez para o futebol francês e se o primeiro até foi bem "substituído" por aquele que eu considero que é o melhor ponta de lança a jogar no futebol português, já a perda do El Comandante nunca foi bem colmatada pelos Dragões. Fernando Belluschi é um jogador diferente, mas que nunca se conseguiu impõr no estilo de jogo do FC Porto e de Jesualdo Ferreira.
Este ano o FC Porto contratou um treinador muito jovem (André Villas Boas) e isso implica a adopção de novos métodos de trabalho, de novos jogadores e de um novo modelo de jogo. No entanto, o FC Porto sabe que por mais mudanças que existam, terá que se manter sempre fiel à sua estrutura e ao seu espirito de conquista que sempre fizeram dos azuis e brancos um clube vencedor.
Quanto ao momento actual da equipa, os jogos de pré-época demonstram que a "máquina" está longe de estar oleada. Entraram novos jogadores, jogadores esses que penso que têm grande potencial e grande margem de progressão tais como João Moutinho, James Rodriguez, Souza e Walter, mas não nos devemos focalizar nas questões individuais do jogador A, B, ou C. As questões devem ser focalizadas na mecânica global da equipa, da maneira como defende quando não tem a bola ou como a procura recuperar e principalmente como procura entrar na zona do adversário e cria ou não situações de golo. Também se deve analisar o FC Porto 2010/2011 sobre a perspectiva da posse da bola; durante quanto tempo mantêm a posse da bola fazendo-a circular e como consegue penetrar em zonas nevrálgicas da equipa contrária.
O jogo de preparação de ontem contra o PSG deu para ver que quando o FC Porto tinha a bola em fracções de segundo logo a perdia por má coordenação de jogo. Ou seja, globalmente o FC Porto ainda não apresenta fio de jogo, aliás, a equipa não tem fio de jogo desde que sairam Lucho e Lisandro, e o ano passado foi um desastre completo à conta disso. A equipa nunca se encontrou. Ora fazia um jogo conseguido, ora fazia um jogo horroroso. Altos e baixos, do princípio ao fim. E o que o FC Porto precisa de adquirir o mais rapidamente possível é automatismos e confiança, e com isso, solidez.
Mas este ano, a estrutura do clube terá um papel fundamental no suporte a esta equipa e veremos o que os portistas poderão fazer.
Em termos de possibilidades teóricas de conquistar o título nacional, penso que neste momento o FC Porto tem menos hipóteses de ser campeão. No entanto, isto para já são tudo possibilidades teóricas e só o tempo o poderá provar ou não.
----------------------------------------------------
Sporting de Braga
O Sporting de Braga entra na época 2010/2011 depois de ter "perdido" Eduardo, um grande guarda-redes que fez uma boa época 2009/2010 e que a culminou com um Mundial de muito bom nível, Hugo Viana, Renteria, Evaldo e de já ter perdido também em Janeiro João Pereira. Ora, à partida estes jogadores poderiam dar uma quebra de qualidade à equipa, trazendo isso mesmo uma perda de competitividade; no entanto, penso que neste momento o Sporting de Braga já dá algumas garantias de poder ter um desempenho muito idêntico ao apresentado na temporada passada. As entradas de Elderson, Lima, Keita, Leandro Salino e a manutenção (para já momentânea) de Alan e Luis Aguiar dão ao Braga alguma margem de manobra para enfrentar esta temporada muito dificil que se avizinha.
Os arsenalistas já começaram a sua temporada pois já efectuaram o jogo da 1ª mão da 3ª pré-eliminatória da UEFA Champions League e conseguiram um excelente resultado batendo o Celtic de Glasgow em casa por expressivos 3-0. É um resultado muito bom para quem quer chegar, para já, ao playoff de acesso à "Liga Milionária", mas a juntar ao resultado, penso que o mais surpreendente foi a exibição que os arsenalistas apresentaram, tendo em conta que saíram os nomes já referidos em cima e tendo em conta também a altura da época.
Tendo tudo isto em conta, penso que o Braga poderá estar muito perto de poder dar as garantias necessárias para fazer uma época bastante positiva novamente.
-------------------------------------------------------------
Sporting
O Sporting entra na época 2010/2011 depois de uma temporada fraca em que acabou por ficar no 4º lugar a 20 pontos do 3º classificado, a 23 do 2º e a 28 pontos do campeão.
Para esta época o treinador é novo (Paulo Sérgio ex- Guimarães) e pode-se verificar algum esforço para dar uma mudança na dinâmica e na estrutura que estava incutida no clube. Com a chegada de Costinha (director desportivo), e com a chegada de Nuno Dias (director de comunicação) o Sporting "monta" uma estratégia, com o auxílio de uma empresa (Gestifute) ou pelo menos com a ajuda de algumas pessoas ligadas à Gestifute, para aproximar o clube do sucesso desportivo. Ora, toda a gente sabe que a Gestifute é a empresa do conceituado empresário português Jorge Mendes e, uma "possível aliança" Sporting/Gestifute sugere o aparecimento de uma nova abordagem e estrutura no Sporting.
O Sporting "perdeu" João Moutinho para o FC Porto e "perdeu" Miguel Veloso para o Génova de Itália. Ora, para além de serem mais dois activos formados na excelente formação do clube que agora o Sporting vê sair (este é um tema que o Futebol Cerebral irá abordar futuramente - os jogadores com grande potencial que o Sporting forma para depois os outros clubes se aproveitarem financeiramente e desportivamente deles), estes são dois jogadores que constituíam uma mais valia para o futebol dos leões. Se por um lado, João Moutinho era o capitão dos verdes e brancos há já 6 anos, capitão esse que foi dos mais utilizados nos sucessivos plantéis do Sporting, já Miguel Veloso era outro jogador completamente diferente para o Sporting, mas não menos importante na manobra desportiva do clube. Ou seja, o Sporting vÊ sair dois jogadores fundamentais e que eram mais valias em termos desportivos. Claro que há o outro lado da moeda: estes jogadores fizeram ao Sporting encaixar algum dinheiro (11 Milhões--> João Moutinho + 7 Milhões--> Miguel Veloso), e a pergunta que se faz agora é a seguinte, irá o Sporting conseguir com esse dinheiro comprar alguém que faça colmatar estas duas saídas de maneira a oferecer ao clube uma boa segurança em termos deportivos e financeiros para o futuro? Bem, neste momento os leões compraram Zapater (ex-Génova) e Valdés (ex-Atalanta) e se por um lado o primeiro está agora a chegar e o Futebol Cerebral não tem grandes indicações dele, já o segundo é um jogador bastante bom que o Futebol Cerebral pode dizer que se trata de um valor mais ou menos seguro.
Posto isto, o Futebol Cerebral poderá dizer que neste momento o desempenho que o Sporting poderá ter na época 2010/2011 é uma incógnita pois se por um lado entraram jogadores interessantes tais como Evaldo, João Pereira (já tinha ingressado em Janeiro de 2010) e Valdés, por outro lado jogadores como Vukcevic, Stankovic, Izmailov, Djaló permanecem no clube, e todos aqueles que acompanham ou acompanharam o Sporting sabem que são jogadores muito inconstantes, tanto no campo do psicilógico como no campo do desempenho e performance desportiva. Neste momento o Sporting parte com menos possibilidades de chegar ao título mas só o tempo o poderá demonstrar.
Sem comentários:
Enviar um comentário