terça-feira, 20 de novembro de 2012

Época 2012/2013 - UEFA Champions League

UEFA Champions League | 5ª Jornada | 19:45 | Benfica vs Celtic

pick: Benfica @ 1.47 na Dhoze


Jogo a contar para a 5ª jornada da UEFA Champions League, entre o vice-campeão português e actual líder (ex aequo com o campeão FC Porto) da Liga ZON Sagres, Benfica, e o campeão escocês e actual líder da Premier League Escocesa, o Celtic.


Ponto prévio: as duas equipas chegam a esta jornada da Liga dos Campeões em posições diferentes no Grupo G da melhor competição de clubes do Mundo. O Celtic está, neste momento, numa posição que lhe permite a qualificação para os 1/8 de final (está na 2ª posição com 7 pontos), enquanto que o Benfica encontra-se no lugar imediatamente mais abaixo (está na 3ª posição com 4 pontos). Ou seja, este é um jogo que tem um carácter decisivo para o clube da Luz, pois faltam jogar apenas 2 jogos para o final desta fase de grupos da UEFA Champions League e podemos mesmo dizer que, perante a pontuação que se verifica neste grupo e perante os 2 jogos que restam para o final deste Grupo G, se o Benfica não vencer este jogo será quase impossível garantir a qualificação para a fase seguinte; poder-se-à dizer que o clube encarnado ainda terá uma hipótese remota de se qualificar se empatar este jogo, mas essa hipótese seria vencerem em Camp Nou na última jornada e o Celtic perder em casa contra os russos do Spartak. Por isso, "só" resta ao Benfica vencer este jogo para assim igualar os escoceses na 2ª posição do grupo e depois partir para a última jornada com a "obrigação" de ter que repetir o mesmo resultado que os escoceses façam contra o Spartak.


Benfica: os encarnados estão a fazer uma época bastante boa dentro de portas (no seu campeonato doméstico) se tivermos em conta o rombo que o meio-campo levou com as saídas de Javi Garcia e Witsel e logo a seguir com o afastamento (por castigo) do seu melhor central (Luisão); no entanto, lá fora, as coisas não estão a correr como a sua equipa técnica, seus dirigentes e apoiantes, teriam inicialmente planeado.

Se na Liga ZON Sagres a equipa de Jorge Jesus está em 1º lugar (repartindo esse lugar com o FC Porto) com 23 pontos, resultante de 7 vitórias, 2 empates e 0 derrotas nos 9 jogos que já disputou, nesta Champions as coisas não estão a correr tão bem. Na 1ª jornada o Benfica empatou no Celtic Park (0-0), num resultado que nunca se sabe se seria bom ou mau - neste momento esse resultado está a ser as duas coisas; mau pois o Celtic está à sua frente e já venceu o Barcelona em casa, enquanto que o Benfica perdeu contra a equipa de Messi e companhia - e bom resultado pois foi ganhar um ponto a um terreno em que o "todo poderoso" Barcelona perdeu 3 pontos. Depois, a equipa encarnada perdeu em casa contra o Barcelona (0-2) num resultado que é completamente normal; na 3ª jornada perdeu no terreno do Spartak de Moscovo (2-1), um resultado que começou a complicar verdadeiramente as suas contas no que à qualificação para os 1/8 de final diz respeito, pois o seu principal concorrente à passagem à fase seguinte (Celtic) foi vencer a esse mesmo terreno, tendo ficado logo aí com uma vantagem sobre o Benfica. Na jornada anterior (4ª jornada) as águias receberam e desforraram-se dos russos, tendo vencido esse jogo (2-0) e somando assim automaticamente os 4 pontos que agora somam.

Portanto, este jogo tem reveste-se de um cariz importantíssimo para a equipa da casa, pois sabe que se não vencer hipotecará completamente as suas hipóteses de ainda acalentar esperanças na passagem à fase seguinte.

O Benfica está num excelente momento de forma, vem de 5 vitórias consecutivas e nesses mesmos 5 jogos não sofreu golos em nenhum. O último jogo em que perdeu e curiosamente também sofreu golos foi na Rússia contra o Spartak de Moscovo há sensivelmente 1 mês atrás (23 de Outubro - Spartak 2 vs 1 Benfica). Para este jogo, Jorge Jesus apenas não conta com Aimar (lesionado), tendo assim como disponíveis alguns jogadores importantes que estavam algo debilitados como são os casos de Garay, Maxi Pereira, Enzo Pérez e Carlos Martins. É de realçar, também, o regresso de Luisão à Champions, agora que acabou o seu castigo.

Sendo assim, o 11 provável do Benfica não fugirá muito disto:


Artur, Maxi Pereira, Luisão, Garay, Melgarejo, Matic, André Almeida, Enzo Perez, Salvio, Lima e Cardozo



Celtic: a equipa comandada pelo técnico Irlandês Neil Lennon está na primeira posição da sua liga doméstica com 25 pontos, resultante de 7 vitórias, 4 empates e 2 derrotas nos 13 jogos que já disputou e nesta UEFA Champions League encontra-se na 2ª posição com 7 pontos, mercê de 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota. A equipa escocesa iniciou esta fase de grupos empatando em casa com o seu adversário desta noite (0-0), depois na 2ª jornada foi vencer à Rússia ao terreno do Spartak (2-3), tendo na jornada dupla contra o Barcelona uma derrota (em Camp Nou (2-1)) e uma vitória também por (2-1), só que desta feita no Celtic Park. Foi, sem dúvida, um resultado que surpreendeu não só a Europa do futebol, como também o Mundo, ainda para mais se tivermos em conta que os escoceses chegaram a ter apenas 13% de posse de bola na 2ª parte desse mesmo jogo, e em que tiveram, por exemplo, apenas 47 segundos com a bola nos pés em todo o 2º período da partida.

Este Celtic, revela-se como uma equipa bastante matreira pois é uma formação que defende bastante compacta e com muita organização, usando, principalmente nestes jogos da Champions, um bloco bastante recuado, para depois desferir transições ofensivas bastante rápidas e que são geralmente muito perigosas para os seus adversários. Depois, outro argumento forte que esta equipa usa sempre é o seu jogo áereo. De facto, o Celtic tem um jogo aéreo muito forte, seja nas bolas paradas ou em cruzamentos em bola corrida para a área.

Fedor e Samaras são os atacantes habitualmente utilizados por Lennon e têm feito uma boa campanha nesta prova, e depois no meio-campo Wanyama é o pêndulo de todo o jogo da equipa, tendo em Commons , Forrest e Ledley os grandes impulsionadores do jogo ofensivo dos escoceses, embora penso que apenas 2 destes 3 jogadores irão jogar de início.

Sendo assim, o 11 provável do Celtic talvez seja o seguinte:

Forster, Mulgrew, Wilson, Lustig, Ambrose, Wanyama, Commons, Forrest, Matthews, Fedor e Samaras



Conclusão: Espero um jogo em que o Benfica irá fazer o que costuma fazer --> tomar conta do jogo logo de início, criando bastante volume ofensivo com as incursões pelos corredores de Salvio e Maxi Pereira do lado direito, e de Melgarejo no corredor oposto, tendo depois no centro do terreno a mobilidade de Lima para apoiar o sempre perigoso Cardozo.

O Benfica é muito melhor equipa que este Celtic, e para além disso estes escoceses são sempre uma formação bastante envergonhada quando joga fora de portas nas competições europeias. Mesmo assim, os "católicos" irão tentar fazer um jogo pausado, com muita organização defensiva e tentando espreitar sempre que possível uma ou outra bola aérea, um ou outro contra-ataque no sentido de criarem estragos.

Não vai ser um jogo fácil para a equipa portuguesa, que apesar de ter sempre mais bola e sempre mais iniciativa e dinâmica ofensiva, irá ter que esbarrar sempre numa bloco baixo e numa defesa que é muito forte a defender bolas paradas, curiosamente uma componente em que o Benfica também é muito forte (o jogo aéreo ofensivo e as bolas paradas).

Sendo assim, penso que a melhor aposta para este jogo será mesmo a vitória do Benfica @ 1.47 na Dhoze.


Sem comentários:

Enviar um comentário