sábado, 5 de março de 2011

Época 2010/2011 - Liga ZON Sagres | Picks

22ª Jornada da Liga ZON Sagres




Porto vs Guimarães – Liga Sagres
Março 5, 2011 ás 0:06
Prognostico: Porto (EH-1) a 1.62 na Bwin / Resultado:

Jogo a contar para a 22ª jornada da Liga ZON Sagres, entre o 1º classificado FC Porto e o 5º classificado Vitória de Guimarães.

Tempo: As previsões para o estado do tempo dizem-nos que amanha não deve chover, pelo que prevejo uma grande afluência de público para este jogo. Claro que estarão na maioria adeptos do líder do campeonato portuguÊs, mas os adeptos vitorianos marcarão também forte presença neste jogo. Conto com uma afluência de cerca de 35 a 40 mil pessoas.

FC Porto: A equipa comandada pelo técnico André Villas-Boas, até à 21ª jornada desta Liga ZON Sagres, conta com o 2º melhor registo de sempre da história dos campeonatos nacionais. Em 77 edições, só uma equipa tem um registo mais positivo até à 21ª jornada (Benfica de 72/73 que depois viria a ser campeão sem qualquer derrota). Como sabemos, os azuis e brancos em 21 jogos contam com 19 vitórias e 2 empates. Para além disso, é o melhor ataque (49 golos marcados) e a melhor defesa (7 golos sofridos), contanto ainda com o melhor marcador do campeonato (Hulk com 19 golos) e o 3º actual melhor marcador (Falcao com 10 golos); Falcao que apenas conta com 15 jogos disputados na Liga ZON Sagres, pois teve fora devido a lesões e fadiga muscular. Este FC Porto 2010/2011 é, ainda, a equipa com maiores goleadas no campeonato (7).

Para este jogo os convocados são os seguintes: Helton, Maicon, Alvaro, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Falcao, Cristian Rodríguez, Mariano, Fucile, Rolando, Varela, James, Sapunaru, Beto, Fernando, Rúben Micael e Otamendi.

O destaque desta convocatória é a entrada de Cristian Rodriguez para o lugar de Hulk, jogador que não poderá jogar pois irá cumprir um jogo de castigo por ter atingido em Olhão os 5 cartões amarelos na Liga.

Ora, esta ausência do melhor jogador da Liga ZON Sagres poderá ser bastante importante. Mas será muito importante para o quê especificamente? Bem, eu acho que a sua ausência poderá tirar alguma imprevisibilidade e explosão ao jogo do FC Porto, mas penso que em termos de resultado final não terá grandes consequências para a equipa de André Villas-Boas. O FC Porto de certeza que não irá mudar o seu estilo de jogo pela falta do brasileiro, jogará na mesma no seu 4-3-3 clássico com Varela numa ala, James Rodriguez na outra e Falcao no meio. E penso que a grande tónica para este jogo poderá ser mesmo o colombiano James Rodriguez. Este “míudo” de 19 anos entrou muito bem em Olhão (entrou no recomeço da partida numa jogada de mestre do André Villas-Boas que conseguiu ler o jogo como mais ninguém), e esteve presente nos 3 golos dos Dragões. Este colombiano, de certeza que irá começar o jogo junto a uma linha, como disse anteriormente, mas tem características muito especiais, que fazem dele o jogador com ainda mais potencial do que aquele que se poderá pensar que tem devido ao seu já conhecido grande requinte técnico. É que o “míudo”, apesar de jogar preferencialmente junto a uma ala, tem sempre tendência para ocupar espaços mais interiores do terreno; ele sai muitas vezes da ala, vem para o meio, ocupa o lugar logo à frente de Moutinho e Beluschi e recebe muitas bolas desses jogadores, tendo grande facilidade em virar-se para municiar Falcao, ou então para distribuir jogo para um lateral ou para o outro ala (Varela). É um jogador que transporta muito bem a bola e tem também muita tendencia para rematar (remate forte e em jeito).

Este jogador, quando Falcao teve de fora por lesão, vinha sempre jogando a titular e não se conseguiu evidenciar totalmente a 100% como o seu talento poderá prometer, mas tenho para mim que o jogo do último sábado deu-lhe um ânimo suplementar e penso que o “míudo” colombiano irá marcar um golo.

Já se conhecem os convocados do FC Porto tal como já citei anteriormente, e mesmo não sabendo se irão haver ausencias de última hora, arrisco a equipa titular para sábado.

O FC Porto irá jogar com Helton, Fucile, Rolando, Otamendi, Alvaro Pereira, Fernando, Moutinho, Belluschi, Varela, Falcao e James.

Vitória de Guimarães: o treinador Manuel Machado é aquele treinador que eu considero ser completamente resultadista. É um homem que já está ha varios anos no futebol, é um conhecedor profundo de algumas metodologias de treino (é professor de Educação Física e a sua abordagem aos seus jogos são sempre muito bem estudados) mas eu penso que para este Vitória de Guimarães, esse conceito de ser resultadista não lhe permite tirar todo o proveito da sua equipa. Vejo este plantel do Vitória de Guimarães com alguns bons executantes e, sinceramente, o medo que o seu treinador demonstra em jogar para a pontuação, para o resultado, acaba por prejudicar a equipa. Esta equipa, tanto nos jogos em casa como fora gosta de ter a bola, gosta de ter a iniciativa do jogo, mas o que acontece é que quando tem a bola, ou joga bastante lento e de forma previsivel, ou então usa e abusa do jogo directo. Este Vitória de Guimarães tem, aliás, várias estratégias durante um jogo de futebol, e com a variação de jogadores que vão entrando na equipa, não lhe consigo identificar um estilo de jogo próprio.

Manuel Machado, na conferencia de imprensa de antevisão deste jogo, já fez passar uma ideia de outra atitude da sua equipa no Dragão. Arrisco-me a dizer até, que consegui ler nas suas palavras o seguinte: “no Dragão não vamos abrir as pernas como fizemos no Estádio da Luz!”. É certo que o Benfica jogou muito bem, entrou forte com uma grande intensidade de jogo, mas também é certo que o Vitória de Guimarães entrou amorfo, muito macio e à espera que os jogadores responsáveis pelo grande volume ofensivo do Benfica tivessem numa noite desinspirada. Aliás, mesmo os últimos jogos dos vimaranenses têm sido marcados por exibições fracas, o que coincidiu com os resultados também eles fracos alcançados. Nos ultimos 5 jogos, o Vitória de Guimarães venceu em casa a Académica por (1-0) em jogo a contar para a 1ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, sendo que este jogo foi o último que consegui ver alguma intensidade ofensiva desta equipa e uma boa exibição; depois empatou em casa (0-0) contra o Nacional em jogo da 18ª jornada da Liga, foi perder (3-0) à Luz para na 19ª em jogo que já disse em cima em que o Vitória de Guimarães foi completamente inofensivo (o único remate à baliza foi feito aos 88 minutos), de seguida venceu em Leiria a União por (0-1) num jogo também ele mal jogado por parte da equipa de Manuel Machado e na última jornada perdeu (0-2) com a Académica, num jogo também ele muito previsivel do Vitória de Guimarães e em que a Académica acabou por aproveitar os contra-golpes e acabou por vencer bem.

Penso que foi tendo estes ultimos jogos como base, que Manuel Machado falou na conferencia de imprensa de antevisão a este jogo de uma maneira até bastante desagradada com alguns adeptos e sócios vitorianos que começaram já fazer ouvir a sua instatisfação perante os ultimos jogos e as exibições do Vitória de Guimarães.

Manuel Machado insurgiu-se contra alguns dizendo que esta equipa está a fazer uma boa época.

Por um lado penso que o técnico vitoriano acaba por ter razão; esta equipa está a um jogo de carimbar o acesso á final da Taça de Portugal e já está desde a 4ª jornada sempre entre os primeiros 5 classificados da Liga ZON Sagres; no entanto, com estas exibições e esta forma de jogar será que o balanço final do Vitória de Guimarães na época 2010/2011 será positiva? Sinceramente eu não sei.

O jogo propriamente dito: Tenho quase a certeza absoluta que o FC Porto irá entrar muito forte no jogo, tentanto desde logo marcar o primeiro golo para tornar as coisas mais fáceis para o desenrolar do jogo. A equipa de André Villas-Boas sabe que este é o 2º jogo, entre os 5 falados pelo seu treinador, que terá que vencer para cimentar o “resgate” do título de campeão nacional ao Benfica; Benfica esse que está musculado e impressionante.

Eu não vou nas parangonas da nossa Comunicação Social que todos os dias rejubila com este ciclo de vitórias consecutivas dos encarnados e que fazem por sublinhar e privilegiar as “notas artítisticas” e o “espectáculo” do jogo jogado das águias, apenas admito uma coisa que vejo e analiso –> o Benfica está forte, pois apresenta neste momento (estámos no início de Março) grande pujança física, grande disponibilidade física e atlética dos seus jogadores. Estão com grande intensidade de jogo, mostram grande frescura física; vejo os ultimos 10 minutos dos jogos do Benfica e parece que estou a ver os primeiros 5 minutos tal é a maneira “desalmada” como os seus jogadores correm.

Por isso, o FC Porto sabe que só mantendo a sua consistência e estabilidade emocional é que poderá vencer este campeonato. Sim, porque acho que o Benfica apenas perderá pontos quando receber este mesmo FC Porto.

Posto isto, como já disse, espero uma entrada forte do FC Porto em campo, mas sempre concentrado nas suas transições defensivas também; recordo que esta equipa conta apenas com 5 golos sofridos em casa (2 do Braga, 1 da União de Leiria, 1 do Marítimo e 1 da Naval) e desses 5 golos que sofreu 3 foram de bola parada (um livre directo e 2 de penalty). Não me acredito por isso, que o Vitória de Guimarães seja capaz de marcar golos no Dragão.

Por outro lado, o volume ofensivo que acho que o FC Porto irá criar (mesmo sem Hulk) poderá muito bem resultar em 2 golos, se não for mais. Falcao e Alvaro Pereira já voltaram à equipa, e este FC Porto com estes 2 jogadores é o FC Porto mais forte. Falcao (o que dizer deste jogador? Bem eu nem vou dizer muito, isso fica para uma análise cuidada ao seu desempemho que terá que ser feita por mim e depois colocado no meu blog ou assim, e demoraria muito tempo estar aqui a escrever o que é este jogador ) mas é um Ponta de Lança que se vê pouco actualmente. Voltou com dois golos em Olhão e mesmo que não facture com o Vitória de Guimarães, com certeza que o seu contributo no jogo resulta sempre em estragos paras as equipas adversárias; ele recebe muito bem a bola de costas para a baliza, permitindo que os laterais subam muito bem para alongar e aprofundar o jogo do FC Porto.

Por outro lado, penso que este FC Porto já passou a sua fase menos boa no campeonato (fase essa que mesmo assim continou a vencer) e começo a ver novamente o pressing alto feito pelo seu meio-campo, Moutinho/Belluschi/Fernando. Esta equipa pressiona muito alto e com grande intensidade, conseguindo recuperar inúmeras bolas logo à saída da área adversária até.

Conclusão: Não espero outra coisa que não seja a vitória do FC Porto neste jogo. Todos sabemos como o futebol é, há sempre lugar para surpresas, mas sinceramente como as circunstâncias estão e tendo por base o que expliquei em cima, não vejo o Vitória de Guimarães com capacidade para fazer uma gracinha no Estádio do Dragão. As minhas apostas para este jogo são:

Liga ZON Sagres | 19:45 | FC Porto vs Vitória de Guimarães | FC Porto (EH-1) @ 1.62 na Bwin
Liga ZON Sagres | 19:45 | FC Porto vs Vitória de Guimarães | Under 2.5 @ 2.10 na Bwin
Liga ZON Sagres | 19:45 | FC Porto vs Vitória de Guimarães | Resultado Certo (2-0) @ 5.50 na Bwin
Liga ZON Sagres | 19:45 | FC Porto vs Vitória de Guimarães | James Rodriguez a marcar @ odd desconhecida

Sem comentários:

Enviar um comentário