sábado, 26 de março de 2011

Época 2010/2011 - Taça de Portugal | Picks

Meias-finais da Taça de Portugal | 2ª mão




Taça de Portugal | 18:00 | Académica vs V.Guimarães


Jogo a contar para a 2ª mão das meias-finais da Taça de Portugal entre o 5º classificado da Liga ZON Sagres (V. Guimarães) e o 13º classificado (Académica).

Académica: os estudantes chegam a este momento da época depois de já terem tido 2 treinadores na presente temporada (Jorge Costa e José Guilherme), estando actualmente no comando técnico da briosa o 3º treinador (Ulisses Morais). Ulisses Morais chegou ao comando técnico da Académica depois de na 20ª jornada da Liga ZON Sagres os estudantes terem perdido em casa (0-1) contra o Rio Ave, altura em que José Guilherme pediu a demissão à direcção do clube. A partir do momento que Ulisses Morais tomou conta da equipa, os estudantes têm vindo a subir de rendimento e, desde a 21ª jornada da Liga ZON Sagres, em 4 jogos conta com 1 vitória, 3 empates e apenas uma derrota. Aliás, não deixa de ser interessante o facto da Académica ter ganho a este mesmo Guimarães (0-2) logo no primeiro jogo de Ulisses Morais no comando da equipa. A partir daí a equipa apenas perdeu uma vez, e logo no Dragão (3-1). Depois de ter ganho em Guimarães (0-2), empatou em casa contra o Leiria (0-0), e fora contra o Nacional (1-1), perdendo, então, esse ultimo jogo no Dragão.

Neste momento, a equipa mostra níveis exibicionais bastante melhores do que aqueles que mostrava com o treinador José Guilherme; esta equipa posiciona-se muito bem em campo, está com uma boa organização defensiva, tendo depois jogadores para fazerem aquilo que cada vez mais equipas da metade da tabela para baixo do campeonato português fazem --> transições ofensivas muito rápidas; jogadores como Sougou, Diogo Valente e Laionel, são muito fortes nos contra-ataques e transformam-se muitas vezes num grande perigo para as defesas adversárias.

Foi assim, aliás, que a Académica jogou no ultimo jogo, no Dragão. Esteve muito compacta em campo, com as linhas muito descidas (quer os médios quer os defesas) e sempre que conseguia a posse de bola tentava fazer contra ataques muito rápidos no sentido de surpreender a equipa portista. Foi num lance desse tipo que Addy acabou por fazer o primeiro golo nesse jogo. Foi uma boa exibição dos estudandes no terreno do líder do campeonato, e penso que neste momento a equipa de Ulisses Morais, em termos mentais, está muito mais forte que o Vitória, um dado que poderá ser importante para o desfecho desta eliminatória.

Nesta competição, a Académica tem o seguinte percurso:

3ª Eliminatória: Cesarense 1 vs 2(a.p.) Académica
4ª Eliminatória: Beira-Mar 0 vs 2 Académica
Oitavos-de-final : Académica 3 vs 1 U.Madeira
Quartos-de-final: Académica 3 vs 2 Setúbal

Ou seja, a briosa para chegar a estas meias-finais teve já 2 testes muito complicados; em Aveiro, para a 4ª Eliminatória, conseguiu superar a equipa da casa por (0-2) e na ultima eliminatória levou a melhor sobre outro histórico do futebol portuguÊs (Vitória de Setúbal), que já tinha eliminado o Sporting.

Ulisses Morais garante que o balneário da Académica está vedado à euforia. O jogo do ano em Coimbra está próximo mas é preciso abordá-lo com inteligência e serenidade para não deixar fugir uma oportunidade de ouro. A emoção dos adeptos não pode contaminar a equipa, quando o Jamor está tão perto.
«A ansiedade não existe entre nós. Apenas surge quando temos medo ou dúvidas. Quando não sabemos se o nosso quadro é negro ou branco. Quando ele é cinzento, temos dúvidas, e ele passa rapidamente a negro. Não podemos ignorar que estamos a perder por 1-0, mas isso não nos pode condicionar, nem ser decisivo. É um jogo diferente e o fundamental é saber como se quer ganhar. Não nos podemos deixar levar pela emoção do adeptos», garante o técnico da Briosa. in maisfutebol.iol.pt


Em baixo vou colocar os pontos que considero que estão a favor e contra a Académica para este jogo da 2ª mão das meias-finais da Taça de Portugal:

Favor:

- a ultima chicotada psicológica que ocorreu - saída de José Guilherme - parece ter resultado de uma forma positiva no que ao desempenho da equipa diz respeito; a equipa joga mais confiante, posiciona-se bem em campo, está muito mais coesa e penso que, neste momento, é até bastante dificil a qualquer equipa do campeonato português levar de vencida esta Académica;

- a Académica está em desvantagem na eliminatória, mas está a jogar no seu reduto; se por um lado irão estar muitos adeptos do Vitória de Guimarães, também é certo que nesta semana foram tomadas algumas iniciativas por parte do presidente dos estudantes e por parte da sua direcção no sentido de mobilizar as pessoas da cidade para este jogo; também a Associação Académica da Universidade de Coimbra e várias entidades da cidade se juntaram a esta iniciativa de tentar trazer o maio número de adeptos ao estádio para a apoiarem a equipa da casa. Assim, a Briosa quer aproximar toda a comunidade estudantil do clube. “Os bilhetes para estudantes da UC têm a módica quantia de 5 euros”, realçou José Eduardo Simões. in maisfutebol.iol.pt

Contra:

- os estudantes estão em desvantagem nesta eliminatória, fruto da derrota no jogo da 1ªmão destas meias-finais (1-0) em Guimarães; se é certo que se a equipa marcar 2 golos e não sofrer nenhum poderá carimbar o acesso à final do Jamor, também não deixa de ser verdade que um golo do Vitória de Guimarães obriga os estudantes a marcar 3 golos para eliminarem os vimaranenses, tarefa que, a meu ver, será muito dificil de alcançar;

Convocados:


V.Guimarães: o Vitória de Guimarães chega a este momento da época numa fase bastante descendente de forma; há até um indicador bastante interessante neste percurso negativo que a equipa vimaranense está a ter ultimamente --> é que desde que venceu esta mesma equipa da Académica na 1ª mão das meias-finais desta competição, num jogo que já vai há algum tempo (disputou-se no dia 3 de Fevereiro deste ano), a equipa de Manuel Machado apenas conseguiu uma vitória (fora diante do Leiria (0-1)), contando com um registo que não é nada animador desde essa data (em 7 jogos, o Vitória Sport Clube tem 1 vitória, 2 empates e 4 derrotas, tendo conseguido marcar apenas 4 golos e tendo sofrido 10). No entanto, estes jogos pertenceram todos a outra competição, a Liga ZON Sagres.

Quanto a esta competição, os vimaranenses contam com o seguinte registo:

3ª Eliminatória: V. Guimarães 4-0 At. Malveira
4ª Eliminatória: Portimonense 1-2 V. Guimarães
Oitavos-de-Final: V.Guimarães 2-0 Torreense
Quartos-de-Final: Merelinense 0-2 V. Guimarães

Ou seja, é certo que tem encontrado, à exepção do encontro a contar para a 4ª Eliminatória, equipas de escalões inferiores, mas não deixa de ter um percurso meritório, até porque sabemos que na Taça de Portugal há sempre bastantes surpresas e as equipas teoricamente inferiores costumam-se agigantar muitas vezes, trazendo sempre muitas dificuldades aos adversários mais fortes.

Em baixo vou colocar os pontos que considero que estão a favor e contra o V.Guimarães para este jogo da 2ª mão das meias-finais da Taça de Portugal:

Favor:

- o Vitória de Guimarães tem uma massa adepta brilhante, são apoiantes e apaixonados incansáveis pelo seu clube, e eles sabem que aqui poderá estar a oportunidade única para, depois de 23 anos de fora da final do Jamor, marcarem novamente presença nesta final da maior festa do futebol portuguÊs. Como tal, os adeptos vimaranenses vão marcar presença em força para apoiarem o seu clube e tentarem dar grande ânimo aos jogadores para assim poderem estar na final da Taça de Portugal; neste momento, estão vendidos quase 7500 bilhetes que o clube dispunha para a a visita a Coimbra. É verdade, 7500 bilhetes. Ora, isto dá grande ânimo aos jogadores, e o facto de até poderem estar mais adeptos do Vitória do que da Académica é revelador da grande força anímica que esta deslocação poderá dar aos jogadores vitorianos;

- a equipa de Manuel Machado vai entrar neste jogo com uma vantagem de 1 golo; e é uma vantagem de 1 golo com um resultado de (1-0), o que para a Académica poderá ser bastante perigoso. É que todos sabemos que nestas eliminatórias, à semelhança do que se passa nas competições europeias, uma vantagem de 1 golo por (1-0) é muito melhor que uma vantagem de 1 golo por (2-1) ou (3-2). Isto porque este resultado obriga a Académica a fazer 2 golos e a não sofrer nenhum para passar à final desta competição. Por outro lado, se os vimaranenses marcam 1 golo no jogo, isso obriga a Académica a ter que obrigatoriamente fazer 3 golos para poder eliminar o seu adversário; ora, penso que isto será um ponto que joga a favor do Vitória de Guimarães;

Contra:

- os vimaranenses vêm duma derrota consentida no ultimo fim de semana no terreno do Portimonense, em jogo a contar para a Liga ZON Sagres. Ora, o Portimonense era até então o lanterna vermelha do campeonato e este resultado ainda veio acentuar mais a fase negativa que o Vitória está a passar neste momento da época; é notório que os sócios e adeptos começam a ficar com vários motivos de insatisfação, a paciencia é cada vez menor e todos sabemos o quanto são exigentes os adeptos do Vitória Sport Clube; sendo assim, tenho a ideia de que, se por acaso a Académica entrar forte no jogo e conseguir marcar um golo até bastante cedo, irá ser muito dificil à equipa de Manuel Machado levar a melhor nesta eliminatória; isto iria trazer muita intranquilidade à equipa minhota e o estigma dos mais recentes maus resultados tomar conta do sub-consciente dos adeptos vitorianos; Aliás, o próprio treinador dos vimaranenses, na conferência de imprensa de antevisão para este jogo, demonstrou de uma forma clara a pressão que tem neste momento sobre os seus ombros, e tentou retirar alguma dessa pressão que tem para este jogo dizendo o seguinte:

«O acesso à final da Taça de Portugal não é nenhum momento histórico porque o Vitória de Guimarães já esteve em algumas. Vencer é que seria histórico»;

Para Machado, «este jogo não vale uma época», ainda que possa ser um «caminho alternativo» para alcançar o objectivo traçado desde o início: o apuramento para as competições europeias. in maisfutebol.iol.pt

- o Guimarães não marca muitos golos e, por outro lado, é uma equipa que sofre alguns; na Liga ZON Sagres, a equipa minhota é a 6ª pior defesa da prova, tendo sofrido já 31 golos. Ou seja, sabendo que não poderá perder por (2-0), (3-1), (4-2), etc, este dado poderá ser importante quanto ao desfecho final do jogo. Esta época, no próprio jogo da Liga ZON Sagres entre Académica e Vitória de Guimarães que se disputou na 1ª volta em COimbra, os estudantes levaram a melhor sobre a equipa vimaranense por trÊs bolas a uma;

Convocados:


Conclusão: espero um jogo bastante táctico logo desde início, com as duas equipas a entrarem em campo num ritmo baixo, ficando assim à espera daquilo que a outra equipa poderá ser capaz de fazer. Se não houverem golos na primeira meia hora de jogo, penso que irá existir a tendência para o jogo começar a ficar cada vez mais aberto à medida que o tempo for passando. Dada esta situação, prevejo que a equipa da Académica vá carregado cada vez mais no intuito de chegar ao golo e, se por um lado até terá todas as condições para o conseguir fazer, por outro lado irá desguarnecer a sua defesa e o seu meio-campo, ficando assim mais sujeita aos ataques da equipa vimaranense. Como tal, a aposta que me parece ser mais acertada para este jogo será a de ambas as equipas a marcarem golos. A Académica, devido ao resultado da 1ª mão, é obrigada a marcar pelo menos 2 golos para se qualificar para a final desta competição e, a meu ver, não estou a ver a equipa comandada por Ulisses Morais a ter o controlo absoluto do jogo ao ponto de conseguir fazer golos e não sofrer nenhum.

No entanto, penso que as seguintes apostas que coloco aqui em baixo são apostas de valor bastante prováveis de acontecerem, pelo que quem quiser apostar neste sentido penso que irá a estar a tomar uma boa decisão.


Taça de Portugal | 18:00 | Académica vs Guimarães | Ambas as equipas a marcar @ 1.83 na Bwin
Taça de Portugal | 18:00 | Académica vs Guimarães | Over 2.5 @ 2.15 na Bwin
Taça de Portugal | 18:00 | Académica vs Guimarães | Académica @ 2.35 na Bwin
Taça de Portugal | 18:00 | Académica vs Guimarães | Académica Over 1,5 @
Taça de Portugal | 18:00 | Académica vs Guimarães | Guimarães para se qualificar @ 1.25 na Bwin

Sem comentários:

Enviar um comentário