quinta-feira, 29 de março de 2012

Época 2011/12 - Apostas aconselhadas (Tips)

Liga Europa | 20:05 | Sporting vs Metalist

pick: Under 2.5 @ 1.61 na Bet365

pick 2: Empate @ 3.30 na Bet365

pick 3: Sporting AH 0 @ 1.425 na Bet365

Jogo a contar para a 1ª mão dos 1/4 de final da Liga Europa, entre o 5º classificado do campeonato portuguÊs (Sporting) e o 3º classificado do campeonato ucraniano (Metalist).

Metalist: Este Metalist é o melhor ataque da Liga Europa (25 golos marcados) e ainda não perdeu fora de casa, sendo que, até ao momento, eu acho que apenas jogou contra uma equipa mais ou menos forte --> Olympiakos, tendo vencido na Grécia (1-2). Na fase de grupos, contra a outra equipa mais forte do seu grupo (AZ Alkmaar), empatou na Holanda e em casa (1-1). Não posso tirar grandes ilações desta formação ucraniana, pois no seu grupo para além de AZ tinha Austria Viena e Malmo como adversários, o que diga-se em abono da verdade, não são equipas muito competitivas.

Depois nos 1/16 de final os ucranianos despacharam outros autríacos (Salzburg) por um agregado de 8 golos contra apenas 1; mas lá está, o Salzburg penso que está longe de ser uma equipa forte.

Ou seja, sem dúvida que esta equipa é uma formação com bastante qualidade e que tem um ataque bastante concretizador, com Devic (5 golos marcados) a destacar-se bastante nesta competição, mas penso que ainda é uma incógnita o que esta formação poderá fazer nesta eliminatória da Liga Europa.

Depois, chamo a atenção para esta equipa apresentar habitualmente nos seus onzes pouquissimos ucranianos. De facto, o Metalist apenas costuma apresentar 2 ou 3 ucranianos na equipa titular (o guarda-redes Goryainov, o médio Edmar e algumas vezes Devic), sendo que a equipa é constituída principalmente por uma armada sul-americana com bastantes argentinos e alguns brasileiros. Os argentinos Torsiglieri (antigo defesa do Sporting), Villagra, Blanco, Sosa e Cristaldo e os brasileiros Fininho, Cleiton Xavier, Marlos e Taison são frequentemente utilizados a titulares pelo técnico Miron Markevich e dão a esta equipa alguma técnica e irreverência.

Sporting: os leões ficaram em 1º no Grupo D desta Liga Europa, tendo feito 4 vitórias, 2 derrotas e nunca empatando; venceram todos os jogos em casa até ao momento (contra Lazio, Vaslui, Zurique, Légia Varsóvia e Manchester City), tendo sofrido apenas um golo nesses jogos em Alvalade (contra os italianos da Lazio). Penso que, apesar de achar que os centrais do Sporting estão bastante abaixo daquilo que é exigido para uma equipa que está nuns 1/4 de final da Liga Europa - mesmo os lesionados Onyewu e Rodriguez não me enchem as medidas pois são bastante lentos - o que é certo é que esta equipa não defende nada mal; a forma compacta como a equipa se tem evidenciado em campo dá bastante segurança à equipa e faz com que os centrais não tenham que levar só eles com as investidas dos ataques adversários; realmente, este Sporting é uma equipa que actua duma forma bastante consistente, com os jogadores a serem muito solidários uns com os outros e o que é certo é que não sofrem tantos golos quanto isso. Mesmo na própria Liga ZON Sagres, este Sporting é a 2ª melhor defesa da competição (só atrás do campeão FC Porto) e na Liga Europa é actualmente a 4ª melhor defesa, precisamente a par do seu adversário de hoje (9 golos sofridos).

Este Sporting está a fazer uma época em que está a defraudar completamente as expectativas que a sua direcção e os seus próprios adeptos tinham para este ano; está na 5ª posição na Liga ZON Sagres e foi eliminado na fase de grupos da Taça da Liga; no entanto, conseguiu um lugar na final da Taça de Portugal e surpreendeu meio mundo ao eliminar os milionários do Manchester City, pelo que, sabem que agora que estão nos 1/4 de final desta competição, podem cada vez chegar mais longe e quem sabe conseguir um lugar na final para depois disputar este título internacional.

Capel e Izmailov são dúvidas na equipa portuguesa, e Onyewu, Rodriguez, Rinaudo e Elias são os jogadores que Sá Pinto já sabe que não poderão jogar.

Conclusão: Tendo em conta o que frisei atrás, penso que se houver algum vencedor nesta partida, esse vencedor será o Sporting, mas estou mais inclinado para o empate e para o under. São duas equipas que se equilibram uma à outra e chegados a esta fase da competição vão ser mais as cautelas do que os riscos que porventura poderão correr. Prevejo um jogo bastante fechado por parte das duas formações, com a posse de bola a pertencer mais ao Sporting mas em que as oportunidades de golo irão ser poucas. Nestes jogos da 1ª mão as equipas sabem que o mais importante é não sofrer golos que possam desde já compromenter a passagem à eliminatória seguinte e por isso jogam com muitas cautelas defensivas e com baixa intensidade de jogo.

Como tal, a minha aposta principal para este jogo é o Under 2.5 @ 1.61 na Bet365.

1 comentário:

  1. Excelente análise. No entanto, se o Patrício não tivesse defendido aquele penalty fantasma tudo mudaria.

    ResponderEliminar