O Futebol Cerebral abre esta rubrica para falar e analisar os trabalhos desenvolvidos por alguns técnicos do futebol nacional assim como para dar a conhecer aos seus visitantes aqueles que poderão vir a ser os próximos treinadores de referencia no panorama nacional e quiçá internacional também.
------------------------------------------------------------------------------------
Vítor Pereira (Treinador adjunto, FC Porto)
Vítor Pereira, de 42 anos, tem um curriculum já bastante interessante no futebol português e por isso não é de estranhar que tenha sido convidado pelos azuis e brancos para fazer parte da equipa técnica comandada por André Villas-Boas para a temporada 2010/2011. É um jovem treinador que possui o IV nível do curso de treinadores da UEFA e, para além disso conta já com passagens pelo Sanjoanense, Sporting de Espinho e Santa Clara. No entanto, o seu percurso por estas lides começou bem mais cedo quando foi o treinador dos juniores C do FC Porto na época 2002/2003. A partir daí, Vítor Pereira começou-se a mostrar um técnico com bastantes qualidades tanto ao nível de trabalho de campo como ao nível do trabalho estudioso de planeamento. Foi aliás nesse aspecto que Vítor Pereira se começa a evidenciar no Sanjoanense. Revela uma grande capacidade de assimilar e estudar objectivos de treino ao tempo de execução dos exercicíos e também revela ter grande interesse e conhecimento pelas principais incidências das metodologias de treino.
Vítor Pereira ainda passa pelo Sporting de Espinho em 2005/2006 e 2006/2007 e depois retorna aos juniores do FC Porto na época 2007/2008 mas é no Santa Clara (épocas 2008/2009 e 2009/2010) que o seu trabalho dá mais frutos. Consegue colocar a equipa açoriana às portas da subida de divisão (falha tanto em 2008/2009 como em 2009/2010 a subida por poucos pontos e apenas nas ultimas jornadas) mas faz 1 trabalho bastante aceitável na Liga de Honra dando bastante competitividade à mesma e lançando alguns jovens jogadores de enorme potencial.
Agora chega ao FC Porto, e ao lado de André Villas-Boas, irá crescer ainda mais como técnico pois terá o primeiro impacto com um clube grande que permitirá assimilar novos ensinamentos e aperfeiçoar aquilo em que já é bom.
Sem comentários:
Enviar um comentário