quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Época 2011/2012 - Liga ZON Sagres | Picks

Sexta-feira, 23 de Setembro de 2011




Liga ZON Sagres | 20:15 | FC Porto vs Benfica

Pick: FC Porto e Over 2.5 @ 2.87 na Bet365


Jogo a contar para a 6ª jornada da Liga ZON Sagres entre o campeão nacional (FC Porto) e o vice-campeão nacional (Benfica). O jogo disputa-se esta sexta-feira pela 20:15h, no Estádio do Dragão.


FC Porto: a equipa comandada pelo técnico Vitor Pereira vem de um empate em Aveiro (0-0) frente ao Feirense, clube que só agora chegou ao convívio dos grandes do futebol português, depois de vários anos nas divisões secundárias.

O FC Porto falhou, e foi logo falhar num jogo que não poderia mesmo falhar; naquela casa todos os jogos são levados a sério e vai-se a jogo para ganhar sempre, mas o que aconteceu na ultima jornada acabou por fugir bastante dos padrões habituais que o FC Porto costuma praticar. Ora, e porque é que o FC Porto falhou na ultima jornada, empatando contra o Feirense? Bem, o FC Porto falhou porque o seu técnico errou em quase todos os aspectos. Vitor Pereira foi jogar contra o Feirense a pensar já neste jogo contra o Benfica (coisa que nunca se deve fazer e que outros técnicos raramente fazem no FC Porto - relembre-se André Villas-Boas, que apesar de também ele fazer a gestão necessária do seu plantel, nunca jogava um jogo a pensar desde logo no jogo seguinte) e acabou por, na minha opinião, cometer os seguintes erros:

1º) não convocou Alvaro Pereira nem Hulk (é verdade que Alvaro Pereira estava com fadiga muscular e não apresentava as melhores condições físicas para ir a jogo e que Hulk também estava bastante desgastado fisicamente, mas não se pode facilitar e penso que Vitor Pereira poderia salvaguardar a equipa pondo estes 2 jogadores no banco para depois, se fosse necessário, colocá-los em jogo);

2º) entrou em campo com um 11 que não tinha 4 titulares (na minha opinião, para além de Alvaro Pereira e Hulk, Otamendi e Fernando são jogadores titulares deste FC PORTO);

3º) teve bastante mal nas substituições; primeiro porque tirou Kleber ao intervalo e colocou Varela ficando a jogar 45 minutos sem uma única referencia na área - note-se que o modelo de jogo do FC Porto está mecanizado há anos para ser jogado num 4-3-3, com o trio da frente a ser constituído por um Ponta de Lança e dois extremos (o que aconteceu foi que Vitor Pereira acabou por inventar aquilo que até é fácil --> o FC Porto tem que jogar em 4-3-3 com uma referência na área; até poderá jogar em 4-4-2, mas mesmo assim o Ponta de Lança tem que lá estar, nem que seja o Hulk); depois porque, para além deste erro, cometeu outro ao retirar um dos 3 avançados com que estava a jogar, colocando outro médio (Defour); ou seja, o FC Porto ficou tipo com um 4-5-1 --> com Moutinho, Belluchi, Guarin, Defour e ainda James no meio (ele que é um jogador que acaba por pisar de uma forma inata terrenos mais interiores) e com apenas Varela na frente;

Resumindo, foram vários erros de uma só vez cometidos por Vitor Pereira que acabou por descaracterizar bastante a equipa; eu não me recordo de ter visto um FC Porto tão desorganizado tacticamente. Ora, essa desorganização tactica juntamente com a boa organização defensiva do Feirense, aliado também ao facto de ter mais duas bolas nos ferros (os Dragões já vão com 8 bolas no ferro nos ultimos 3 jogos) fez com que o FC Porto cedesse pontos pela primeira vez esta época, e logo no jogo que antecedia o clássico de Domingo contra o seu arquirival.

Contudo, é importante realçar que o FC Porto já vai com 44 jogos consecutivos sem perder para o campeonato; a última vez que perdeu foi na época 2009/2010, quando no dia 28 de Fevereiro de 2010 saiu derrotado de Alvalade (3-0). E ainda mais interessante é referir que depois dessa derrota o FC Porto fez mais um jogo (recebeu o Olhanense (2-2)), dando-se depois o regresso do "Incrivel Hulk" (depois de ter cumprindo vários jogos de castigo pelo que aconteceu no "célebre" caso do "Túnel da Luz") sendo que, a partir daí, o FC Porto mantém este registo impressionante de 44 jogos sem perder para o campeonato nacional --> foram 9 jogos para a Liga Sagres 2009/2010 + 30 jogos para a Liga ZON Sagres 2010/2011 + 5 jogos desta Liga ZON Sagres 2011/2012.

Esperam-se os regressos de Hulk e Alvaro Pereira à lista de convocados e, apesar de ainda não ter saído essa mesma lista, o 11 titular não deverá fugir do seguinte:

Helton, Fucile, Rolando, Otamendi, Alvaro Pereira, Fernando, Moutinho, Belluschi/Guarin, Varela, Kleber, Hulk

Penso que a única dúvida de Vitor Pereira depara-se com o 3º jogador a alinha no meio-campo; não sei se optará por Belluschi dando com isso um futebol mais técnico à equipa ou se irá jogar com mais músculo e capacidade de combate e meia distância jogando com o colombiano.

James Rodriguez é o único jogador indisponível no FC Porto; ele que irá cumprir um jogo de castigo depois de ter sido expulso contra o Feirense.


Benfica: os encarnados chegam ao clássico em alta. Depois de terem vencido a Académica no ultimo jogo (4-1), aproveitaram o deslize do campeão nacional em Aveiro frente ao Feirense para se colarem aos Dragões no comando da Liga ZON Sagres 2011/2012.

A equipa comandada por Jorge Jesus teve várias mudanças no plantel, comparando com a época passada. Viu sair o seu principal impulsionador de jogo (Fábio Coentrão) mas ,por outro lado, contratou vários jogadores ofensivos como são os casos de Enzo Perez e Nolito que oferecem bastantes argumentos ofensivos à equipa e ainda um médio que, para mim, foi a melhor contratação da equipa --> Witsel. Com este jogador belga o Benfica parece corrigir uma das grandes lacunas que tinha na época passada que era a sua debilidade centro-campista. O Benfica de Jorge Jesus priveligia bastante o jogo ofensivo. Não são raras as vezes em que se vê, em muitos momentos dos seus jogos, a equipa a meter 5 ou 6 jogadores bem perto da área adversária quando a bola já está bem perto do ultimo reduto do campo dos seus rivais; ora, isso fazia com que depois a equipa ficasse muitas vezes desguarnecida lá atrás quando perdia a posse da bola e era muitas vezes surpreendida com as transições ofensivas dos adversários pois apenas Javi Garcia ficava encarregado de parar essas mesmas transições. Com Witsel a equipa mostra mais equilibrio e demonstra estar um pouco mais coesa tacticamente.

Contudo, as águias sofrem alguns golos (tem 5 golos sofridos e só não sofreram na vitória na Choupana frente ao Nacional) e isso pode-se dever ao facto dos seus laterais não serem muito fortes nas suas tarefas defensivas --> Maxi Pereira e Emerson atacam muito e acabam por estar em melhor plano a atacar do que a defender. Isso faz com que as equipas que tentam jogar pelas alas consigam criar alguns lances de perigo por essa via e depois acabam mesmo por marcar golos, que nascem em jogadas construídas pelas alas. No entanto, o Benfica é actualmente o melhor ataque da prova --> tem 13 golos marcados (mais um que os Dragões).

Penso que o Benfica chega forte ao Dragão, pois para além dos reforços que mencionei anteriormente tem em Aimar, Gaitan e Cardozo jogadores que estão a passar bons momentos de forma e isso traz mais qualidade à equipa.

Ainda não são conhecidos os convocados do Benfica, mas penso que o 11 escolhido por Jorge Jesus não irá fugir muito do seguinte:

Artur, Maxi Pereira, Luisão, Garay, Emerson, Javi Garcia, Witsel, Aimar, Nolito, Gaitan, Cardozo

Jorge Jesus não tem nenhum jogador indisponível para o clássico de amanha.





Conclusão: este é o 9º jogo entre FC Porto e Benfica que se disputa no Estádio do Dragão. 8 jogos foram para o campeonato e 1 foi para a Taça de Portugal. O FC Porto venceu 5 vezes, o Benfica venceu duas vezes e verificaram-se 2 empates.

Não se pense que o FC Porto chega debilitado a este jogo ter perdido os seus primeiros pontos no campeonato na ultima jornada frente ao Feirense; antes pelo contrário, os Dragões jogam em casa, foram apanhados no comando do campeonato pelo seu arqui-rival de Lisboa, vêm regressar Alvaro Pereira e Hulk - dois jogadores fundamentais para a equipa - e ainda sabem que vencendo ganham ainda maior motivação para o que resta da temporada pois isolam-se novamente na liderança da Liga ZON Sagres, ficando com 3 pontos de avanço sobre o Benfica. Estes são dados que me levam a pensar que o FC Porto irá entrar fortissimo em campo, no sentido de impor o seu jogo bem cedo na partida, procurando desde logo chegar ao golo.

Por outro lado, espero um Benfica com uma linha defensiva mais recuada, a dar iniciativa ao FC Porto, mas a tentar jogar o seu jogo e criar sempre perigo sempre que consiga a posse da bola. Aposto mais que a equipa de Jorge Jesus irá jogar preferencialmente mais em transições ofensivas do que propriamente em ataque continuado, pois o seu técnico parece-me que já percebeu que não poderá jogar constantemente ao ataque durante grande parte dos seus jogos contra equipas que têm os mesmos ou até melhores argumentos que os seus. Se por acaso o Benfica começar o jogo a pressionar alto e a expor demasiado o seu jogo ofensivo, penso que poderá sair do Dragão com alguns golos sofridos; não digo que seja novamente goleado, mas se jogar dessa forma arrisca-se a levar com 2 ou 3 golos, e penso que nem Witsel iria evitar isso mesmo.

É bom salientar que o FC Porto, apesar de ter menos um golo marcado que as águias na Liga ZON Sagres 2011/2012, tem bastante poder de fogo. Os Dragões têm já 12 golos marcados em 5 jogos e contam ainda com 8 bolas nos ferros nos ultimos 3 jogos disputados. Hulk e Varela dão grande poder ofensivo aos Dragões, e depois com o meio-campo fortissimo que o FC Porto apresenta com Moutinho, Belluschi/Defour ou Guarin, não estou a ver o Benfica a sair bem sucedido do Dragão se actuar em posse de bola e se jogar no campo todo.

No entanto, como penso que o Benfica irá jogar um pouco recuado, a tentar desferir contra-ataques perigosos através de Gaitan e Nolito, municiados por Aimar, a minha aposta principal para este jogo vai no sentido do FC Porto vencer, mas com a existência de mais de 2.5 golos. Ou seja, penso que ambas as equipas poderão marcar no jogo, mas que o FC Porto irá vencer. Vejo com bons olhos um (2-1) ou (3-1) favorável aos Dragões.

Contudo, as apostas que coloco em baixo penso que são boas apostas e que têm bastantes probabilidades de cairem também:


Liga ZON Sagres | 20:15 | FC Porto vs Benfica | Ambas a marcar @ 1.80 na Bet365

Liga ZON Sagres | 20:15 | FC Porto vs Benfica | Over 2.5 @ 1.90 na Bet365

Liga ZON Sagres | 20:15 | FC Porto vs Benfica | (HT/FT) FC Porto/FC Porto @ 2.87 na Bet365

Liga ZON Sagres | 20:15 | FC Porto vs Benfica | Kleber para marcar a qualquer altura @ ???

Liga ZON Sagres | 20:15 | FC Porto vs Benfica | Resultado Correcto (2-1) @ 8.50 na Bet365

Sem comentários:

Enviar um comentário