segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Época 2012/2013 - Liga ZON Sagres

Análise Prévia - Liga ZON Sagres | 20:15 | Benfica vs FC Porto

O Benfica vem para este jogo com clara vantagem teórica. E não me estou a referir a facto de vir para o clássico com mais 3 pontos que o Bi Campeão Nacional por causa do jogo a mais que tem. Neste momento, o FC Porto não tem James para este jogo, ele que apenas é um dos principais impulsionadores do jogo dos dragões (se é que não é o principal mesmo), e tem uma grande carência de alternativas que possam fazer o lugar do colombiano. Os azuis e brancos, para a frente de ataque, apenas têm Jackson Martinez e Varela (que é um jogador que parece estar estagnado em termos do seu desempenho há já algum tempo).

Depois, jogadores como Iturbe (está ao serviço da selecção de sub-20 da Argentina), Atsu (está ao serviço da selecção do Gana que vai disputar a CAN 2013) e Kleber (lesionado), para além de não serem jogadores que acrescentem algum valor à equipa - têm-se revelado como atletas que estão muito longe do desempenho do 11 principal da equipa - ainda têm a questão de não estarem disponíveis para este jogo. A única alternativa de ataque que Vitor Pereira tem para Domingo dá pelo nome de Kelvin (jogador que tem passado bastante discreto pela equipa B e que também não tem mostrado ser uma solução credível para o FC Porto).

Do outro lado está uma situação completamente contrária àquela que o FC Porto vive neste momento no que às soluções de ataque dizem respeito. O Benfica tem várias soluções atacantes e se não está Lima, está Rodrigo; se não está Gaitan, está Ola John. E depois ainda há Cardozo e Salvio. Ou seja, ao contrário do Bi Campeão Nacional, opções credíveis de ataque é o que mais abunda pelo Benfica.

Em traços gerais, se fizermos a comparação entre as duas equipas sector por sector, na minha opinião, o FC Porto é melhor na defesa e no meio campo, sendo que a linha avançada do Benfica, neste momento, é melhor que a linha avançada do FC Porto. Não estou com isto a dizer que Cardozo e Salvio são melhores que Jackson e James respectivamente, nada disso, simplesmente no conjunto de ataque o Benfica é melhor, e prova disso são os 35 golos marcados pelo clube encarnado, contra os 28 golos marcados pelo FC Porto. De uma forma mais sucinta eu diria que o melhor 11 do FC Porto é mais forte que o melhor 11 do Benfica, mas a questão é que no Benfica as "segundas" linhas estão à altura da equipa principal, enquanto que no FC Porto as suas segundas linhas não estão à altura do melhor 11 da equipa.

Conclusão: Posto isto, sabendo que não joga James no FC Porto e tendo em conta o que disse em cima da falta de alternativas para o Bi Campeão Nacional, juntando ainda ao facto do Benfica estar num bom momento e sabendo que joga em casa, eu diria que este jogo terá muita mais gente a apostar no Benfica para vencer o jogo do que propriamente no FC Porto. No entanto, há sempre uma coisa que o FC Porto possui e que não são as ausências de qualquer jogador que fazem os azuis e brancos perderem isso, que é o traquejo e a experiência de toda a equipa, de todo o grupo para jogar estes jogos. O FC Porto até pode nem estar completamente bem, mas quando se trata de jogar no Estádio da Luz, as coisas são diferentes. Temos vários exemplos recentes que retratam isso mesmo que estou a dizer; ainda no ano passado o FC Porto nunca se tinha mostrado verdadeiramente consistente e capaz e quando entrou em campo, entrou completamente seguro de si, a fazer "campo grande", impondo o seu jogo de posse e de circulação, acabando por fazer um bom jogo que o lançou para uma boa vitória, que foi muito importante na revalidação do título.

Perante a inexistência de opções de ataque no FC Porto e a grande dinâmica (com grandes soluções) ofensiva do Benfica, penso que irei ficar de fora do mercado 1x2.

No entanto, penso que este poderá ser um bom jogo para golos, e por isso a minha aposta recairá no Over 2.5.


Liga ZON Sagres | 20:15 | Benfica vs FC Porto | Over 2.5 @ 2.06 na SBOBET 

Sem comentários:

Enviar um comentário