terça-feira, 7 de setembro de 2010

Época 2010/11 - Análise individual aos jogadores | Matias Fernandez

Matias Fernandez


Começo por dizer que sou um grande admirador deste jogador,mas vou tentar ser o mais isento possivel.
Este chileno tem nas suas principais caracteristicas o remate e a qualidade de passe.
Alia á sua técnica elevada,uma grande visao de jogo,como disse antes um potente remate e uma qualidade de passe acima da média,e é decisivo nas bolas paradas,e como aspecto curioso tem o nunca ter falhado nenhum penalty,e ja foram muitos os que marcou.
Para mim é um grande misterio como um atleta desta capacidade ainda nao "explodiu" todo o seu potencial,quanto a mim,o principal factor que influencia isso,é a sua instabilidade emocional,porque se repararmos na sua seleçao é um jogador determinante,e isso devido a sua importancia na equipa,ja nos clubes por onde tem passado nao tem sido bem assim.
Ora joga a titular,ora vai para o banco,mas tambem os sistemas de jogo que as suas equipas teem actuado nada o favorecem.
Primeiro foi no Villareal de Pellegrini,actuava num 4-4-2 classico,e isso em nada o ajudava,alias,so o prejudicou,porque em varios jogos actuou como extremo ou como um dos medios centro e isso era "matar" este ainda menino vindo do Colo Colo do chile.
Depois veio para lisboa,mais concretamente para o Sporting,e ai no inicio foi aposta do ainda na altura treinador do Sporting Paulo Bento.
Com a chegada de Carlos Carvalhal tudo piorou para Matigol,devido a alteraçao tatica do tecnico,colocando no meio campo,Pedro Mendes,Joao moutinho,Veloso e ainda Izmailov,por isso poucos minutos haviam para Matias mostrar o seu futebol.
Agora falando do seu ponto fraco,e hoje em dia isso paga se caro para um jogador de alto rendimento,é o seu jogo defensivo,que é absolutamente nulo e a falta de agressividade competitiva que nao poe no jogo,por isso Carlos Carvalhal o "tirou" da equipa e deixou de ser aposta,porque queria equilibrio,e Matias nao dava o mesmo equilibrio de moutinho,porque sao jogadores completamente diferentes.
Com a chegada de Paulo Sergio o cenario no inicio parecia continuar cinzento para o chileno,mas nestes ultimos jogos nota se uma maior motivaçao por parte do jogador,mais alegria no jogo,e com isso surgem pormenores so ao alcance dos predestinados.
Na minha leitura o melhor sistema de jogo para um atleta com estas caracteristicas,ou é o 4-4-2 em losango com Matias actuar no vertice mais adiantado,ou um 4-2-3-1,porque nesse sistema tem as suas "costas" salvaguardadas nas acçoes defensivas e com isso da para ele explorar todo o seu potencial em prol da equipa.

Sem comentários:

Enviar um comentário