1/8 de final da UEFA Champions League
07 de Março de 2011
UEFA Champions League | 19:45 | Barcelona vs Arsenal
Jogo a contar para a 2ª mão dos 1/8 de final da UEFA Champions League, entre o Barcelona (1º classificado da Liga Espanhola, com mais 7 pontos que o 2º classificado (Real Madrid) e o 2º classificado da Liga Inglesa (com menos 3 pontos que o líder Manchester United, mas com menos um jogo).
Estas duas equipas chegaram a esta fase da maior prova de clubes da Europa com percursos um pouco diferentes uma da outra.
Barcelona: O Barcelona esteve inserido no Grupo D com Copenhaga, Rubin Kazan e Panathinaikos , num grupo que, diga-se a verdade, era bastante acessivel para os catalães. A equipa de Pep Guardiola nos 6 jogos que disputou, venceu 4 e empatou 2 vezes (na Dinamarca frente ao Copenhaga (1-1) e na Rússia frente ao Rubin também por 1-1). No entanto, o Barcelona nem é o melhor ataque da prova; os espanhois têm 15 golos marcados, e equipas como o Tottenham (19 golos), Valencia (16 golos), Bayern (17 golos) , Chelsea (16 golos), Real Madrid (16 golos) e Arsenal (20 golos marcados) têm sido mais eficazes nos seus ataques.
É um indicativo bastante importante para mim, pois o Barcelona tem-nos habituado a grandes ataques, é uma equipa que vive de golos marcados, e neste capítulo poderemos ver que mesmo num grupo um pouco acessível existem algumas equipas com mais golos marcados que os catalães. Se a este facto juntarmos o facto de que o Barcelona se tem exibido, no último mÊs e meio, bastante abaixo do que aquilo que é capaz de fazer ainda maior dimensão este indicativo poderá ganhar. É certo que os blaugrana se têm vindo a "aguentar" muito bem na liderança da Liga Espanhola, mas não podemos descurar que as suas exibições têm baixado de nível.
Em termos absolutos, o Barcelona esta época conta com 42 jogos, tendo 33 vitórias, 6 empates e 3 derrotas.
Mas se nos fixarmos nos ultimos 5 jogos do Barcelona, apesar de podermos verificar que após a derrota em Londres no Emirates contra este mesmo adversário, obteve 4 vitórias consecutivas, ao analisarmos especificamente como esses jogos foram poderemos ficar um pouco desconfiados sobre aquilo que a equipa do Pep Guardiola poderá ou não fazer no jogo de amanha. É que os blaugrana logo a seguir à derrota em Londres receberam o Athletic Bilbao e venceram por 2-1 (numa exibição q.b. com o golo da vitória a ser obtido já nos ultimos instantes da partida); depois, foi vencer (0-3) ao terreno do Mallorca, num jogo que acabou por ganhar bem, mas tendo dificuldades em apresentar o futebol que todos conhecemos que o Barcelona costuma apresentar; depois ganhou num terreno muito dificil (Valencia) por 0-1 num jogo que dominou mas que soube sofrer bastante também; e por ultimo ganhou no sábado passado ao Zaragoza por 1-0, num jogo em que já se viu mais qualquer coisa daquele Barça que conhecemos e que tão bom futebol costuma jogar. No entanto, está com alguns problemas. Penso que este Barça está na fase menos boa da época, tem problemas de finalização, nota-se algum cansaço físico dos seus jogadores e isso tem sido evidente nas últimas exibições da equipa.
Puyol (lesionado) e Piqué (castigado) são duas baixas importantissimas para o Barcelona que assim se vê privado dos 2 centrais que mais estão habituados a essa posição da defesa. No entanto, Abidal e Milito podem muito bem ocupar essas duas vagas com sucesso. Não será por aí que haverá qualquer tipo de problema para o Barcelona.
Arsenal: esta equipa inglesa está a fazer uma Premier League em que varia fases bastantes regulares com picos descendentes de forma/exibições/resultados. Neste momento,a equipa de Arsene Wenger está na 2º posição da Liga Inglesa, a 3 pontos do líder Manchester United, sendo que está com menos um jogo disputado.
O Arsenal esteve inserido no Grupo H desta UEFA Champions League, juntamente com Braga, Shakthar Donetsk e Partizan de Belgrado. Nos 6 jogos do grupo, conseguiu 4 vitórias e 2 derrotas (em Braga por 0-2 e na Ucrânia frente ao Shakthar por 1-2). Marcou 20 golos até ao momento (é o melhor ataque da prova) tendo sofrido até à data 8 golos.
Na minha opinião, o problema do Arsenal é a falta duma estratégia mais "venenosa" nos jogos fora de casa. Esta é uma equipa muito à semelhança do Barcelona no que ao jogo jogado diz respeito, mas isso normalmente só se consegue verificar nos jogos disputados no Emirates. Fora de casa, os "gunners" tentam sempre jogar da mesma forma (em posse de bola, com constantes "carrocéis" nas trocas de bola que os seus jogadores conseguem fazer no ultimo terço do campo), o que tem sido bastante prejudicial para esta equipa. Este problema já se tem verificado, aliás, há alguns anos para cá. Esta época, por exemplo, o Arsenal só conseguiu vencer no Partizan, tendo perdido em Braga por 0-2 e na Ucrânia por 1-2. Se analisarmos os jogos feitos fora por esta equipa na Premier League, e se formos especificamente aos jogos disputados contra adversários poderosos, reparamos que empatou no Liverpool (1-1), perdeu no Chelsea (0-2) e perdeu em Old Trafford contra o Manchester (0-1); e mesmo contra equipas como Newcastle, Sunderland e Aston Villa (equipas sempre muito dificeis em casa) os londrinos não conseguiram vencer, tendo sofrido sempre golos.
Se formos aos jogos que o Arsenal efectuou na época passada na Champions também verificámos este grande indicador de que é uma equipa que tem sempre bastantes dificuldades fora de casa; o ano passado, empatou no AZ Alkmaar (1-1), perdeu no Olympiakos (0-1), perdeu no Dragão (1-2) e perdeu no Camp Nou contra este Barcelona (0-4).
Para este jogo, os "gunners" não podem contar com Van Persie, e em dúvida estão Walcott e Wilshere.
Conclusão: tenho o pressentimento que será neste jogo que o Barcelona irá voltar novamente às suas exibições de gala. Como já referi em cima, o Barcelona não tem estado tão bem em termos exibicionais e penso que neste jogo irão aparecer na máxima força jogadores como Pedro, Messi, Villa, Iniesta e Xavi. Os catalães vão entrar com toda a certeza com um grande ritmo de jogo, vão entrar na tentativa de marcarem logo um golo para depois poderem estar mais à vontade na eliminatória; recorde-se que vão entrar nesta partida em desvantagem na eliminatória (1-2).
Como é normal no Arsenal, não prevejo que os "gunners" consigam colocar grandes problemas neste jogo que disputam fora de casa; não vão com certeza pôr em causa a passagem dos espanhóis aos 1/4 de final da Champions. Tenho até dúvidas que consigam marcar algum golo no Camp Nou.
Sendo assim, as minhas apostas para este jogo são:
UEFA Champions League | 19:45 | Barcelona vs Arsenal | Barcelona (EH-1) @ 1.65 na Bwin
UEFA Champions League | 19:45 | Barcelona vs Arsenal | Over 2.5 golos @ 1.38 na Bwin
UEFA Champions League | 19:45 | Barcelona vs Arsenal | Barcelona (HT/FT) @ 1.83 na Bwin
UEFA Champions League | 19:45 | Barcelona vs Arsenal | Lionel Messi a marcar @ 1.60 na Bwin
UEFA Champions League | 19:45 | Barcelona vs Arsenal | Resultado Certo (tempo regulamentar) (3-0) @ 8.25 na Bwin
UEFA Champions League | 19:45 | Barcelona vs Arsenal | Alguma equipa vencerá exactamente por 3 golos de diferença? Sim @ 5.00 na Bwin
Sem comentários:
Enviar um comentário