quarta-feira, 9 de março de 2011

Época 2010/2011 - UEFA Europa League | Picks

1/8 de final da UEFA Europa League



09 de Março de 2011

UEFA Europa League | 18:00 | CSKA Moscow vs FC Porto


Jogo a contar para a 1ª mão dos 1/8 de final da UEFA Europa League, entre o 1º classificado da Liga Portuguesa (FC Porto) e o vice-campeão russo (CSKA Moscow). Estas duas equipas encontram-se agora nos 1/8 de final da UEFA Europa League depois de terem feito um percurso muito forte nos seus grupos, sendo que, as duas equipas acabaram por ter um desempenho bastante parecido até na fase de grupos desta competição.

CSKA Moskow: os russos integraram o grupo F, juntamente com Sparta Praha (Rep. Checa), Palermo (Itália) e Lausanne-Sport (Suiça). Neste grupo, o CSKA, em 6 jogos, teve 5 vitórias e um empate, sendo que este empate aconteceu na ultima jornada da fase de grupos quando os russos já estavam qualificados para os 1/16 de final desta prova (vinham de 5 vitórias consecutivas). Estes russos são, aliás, o 2º melhor ataque da prova (20 golos marcados), só ultrapassados nesta marca pelos seus rivais de St. Petesburgo, o Zenit (24 golos marcados). Quanto aos golos sofridos, a equipa comandada por Valeri Gazzaev é das melhores defesas contabilizando até ao momento 4 golos sofridos. Só Liverpool e Bayer Leverkusen têm menos golos sofridos (3) que os russos.

O campeonato russo tem um calendário diferente daquele que é estruturado na maior parte das Ligas Europeias; neste momento vai-se iniciar o Campeonato Russo 2011 (começa no próximo fim de semana), sendo que o campeonato de 2010 terminou no dia 28 de Novembro de 2010. A partir dessa data, o CSKA entrou em férias, e só a partir de Janeiro é que começou a fazer a sua pré-época com alguns amigáveis realizados. Depois, em termos de competição a sério, a equipa Moscovita apenas começou no dia 17 de Fevereiro, altura em que foi jogar a 1ª mão dos 1/16 de final desta competição à Grécia para defrontar o PAOK. Depois disso, teve mais 3 jogos oficiais: a 2ª mão dos 1/16 e uma eliminatória para a Taça da Rússia e a final da Supertaça Russa.

Ou seja, o CSKA chega a esta altura do ano com poucos jogos oficiais realizados. Isto poderia querer dizer que os russos se encontram um pouco frágeis nesta altura, mas a realidade poderá não ser bem assim. O que é certo é que é norma nas equipas russas que a partir de meados de Fevereiro para a frente comecem a subir de forma de uma maneira exponencial; à medida que vão competindo e que o tempo vai passando, cada vez vão subindo mais os seus índices físicos e isso torna mais forte os seus desempenhos.

Ora, nesta altura, o CSKA pode estar ainda à procura do ritmo desejado e poderá demonstrar alguma falta de entrosamento ainda, se compararmos com a altura em que disputaram o grupo F desta UEFA Europa League 2010/2011.

Falando um pouco mais especificamente sobre esta equipa, o CSKA é uma equipa que conta com algumas individualidades de valor como são os casos do Guarda-Redes da equipa Igor Akinfeev (jogador com muita experiência no clube (já está na equipa desde os seus 12 anos de idade)), os defesas Sergei Ignashevich e Aleksei Berezutski, os médios Keisuke Honda (dono dum remate muito forte e venenoso), Mark González e Sekou Oliseh e os avançados Seydou Doumbia e Vágner Love. No entanto, esta equipa mostra-se forte não por estas individualidades que tem mas sim pela coesão da equipa.

Fazendo uma comparação com o anterior adversário dos Dragões (o Sevilha), poderei dizer que este CSKA não tem um plantel tão forte e com tantas soluções ofensivas como os espanhóis tinham, mas é uma equipa muito mais organizada, mais coesa e que poderá ser muito mais venenosa do que aquilo que foi o Sevilha.

Últimos 5 jogos do CSKA: CSKA Moskva 2 - 2 Tom' Tomsk
PAOK 0 - 1 CSKA Moskva
CSKA Moskva 1 - 1 PAOK
CSKA Moskva 1 - 0 Shinnik
Zenit 1 - 0 CSKA Moskva

De referir ainda que nos 1/16 de final a equipa Moscovita eliminou os gregos do PAOK. Na Grécia venceu por (1-0) e depois na 2ª mão em casa empatou (1-1). Acabou por ser uma eliminatória mais complicada que aquilo que se poderia pensar após o resultado da 1ª mão pois o CSKA no jogo da 2ª mão perdia em casa (0-1) até muito perto do fim, tendo depois feito o golo que lhe permitiu colocar a eliminatória a seu favor já muito perto do final através duma grande penalidade.

Por último, é bom realçar que o CSKA não se tem dado muito bem com o FC Porto. Em 2004/2005, as duas equipas estavam na UEFA Champions League e na fase de grupos os resultados foram de (0-0) no Dragão e de derrota (0-1) em casa frente aos azuis e brancos. Em 2006/2007 estas formações encontraram-se novamente na fase de grupos da UEFA Champions League e os resultados não foram muito diferentes; empate (0-0) no Dragão e derrota em casa dos russos por (0-2).

Zoran Tosic é o único jogador indisponível no CSKA para este jogo.


FC Porto: os Dragões chegam a esta fase da competição com um registo muito idêntico ao do CSKA. Os Dragões integraram o grupo L, juntamente com Besiktas (Turquia), CSKA Sofia (Bulgária) e Rapid Wien (Áustria). Os Dragões, nos 6 jogos realizados neste grupo venceram 5 e empataram apenas um encontro, curiosamente em casa contra o Besiktas (1-1), num jogo que antecedeu em apenas 3 dias o duelo entre FC Porto e Benfica a contar para a 10ª jornada da Liga ZON Sagres.

Tal como disse na análise feita ao CSKA, a maior parte das Ligas Europeias têm um calendário diferente daquele que se verifica na Rússia e, o FC Porto, está nesta altura com muitos mais jogos nas pernas do que a equipa russa. O FC Porto, em termos absolutos, conta com 40 jogos oficiais disputados, contabilizando 33 vitórias, 4 empates e 3 derrotas. Até esta data, a equipa azul e branca conta com 92 golos marcados e 22 golos sofridos. Nesta edição da UEFA Europa League o FC Porto é, aliás, dos melhores ataques e das melhores defesas em prova (16 golos marcados e 6 golos sofridos).

Penso que a fase menos boa da equipa de André Villas-Boas já chegou. Chegou e já passou; e nessa fase (altura em que o FC Porto não pôde contar principalmente com Alvaro Pereira e Falcao) o FC Porto exibiu-se um pouco abaixo daquilo que vinha fazendo mas o que é certo é que, à execpção do jogo da 1ª mão das meias-finais da Taça de Portugal em que perdeu em casa contra o Benfica (0-2) os Dragões foram ganhando. Neste momento, com o regresso do lateral uruguaio e do goleador colombiano, a equipa volta a estar novamente bastante forte. Recorde-se que das 5 competições que o FC Porto tem/tinha para disputar, já venceu uma (Supertaça), já foi eliminado de outra (Taça da Liga) e mantêm-se ainda nas restantes 3 provas (Campeonato (é líder com mais 11 pontos que o 2º classificado), Taça de Portugal (perdeu em casa a 1ª meia-final (0-2) contra o Benfica) e está nos 1/8 de final da Liga Europa).

O FC Porto eliminou na eliminatória anterior o Sevilha (adversário muito forte, e que tem o 3º maior orçamento da Liga Espanhola) e a partir deste momento os seus responsáveis não podem esconder que têm como objectivo ir o mais longe possível na Liga Europa, quiçá chegar à final de Dublin. Quanto a mim, o FC Porto está mesmo no grupo dos 6 maiores candidatos a vencer esta competição, a par de Liverpool, Manchester City, Villarreal, Bayer Leverkusen e Zenit.

Para este jogo o FC Porto já pode contar novamente com Hulk (este fora do jogo da Liga ZON Sagres contra o Vitória de Guimarães), mas não poderá ter os serviços do lateral Alvaro Pereira (irá cumprir castigo por ter sido expulso contra o Sevilha nos 1/16 de final).

O FC Porto tem todos os jogadores disponíveis para este jogo, a excepção é mesmo o lateral uruguaio Alvaro Pereira tal como já referi.


Curiosidades das equipas:

"• Este é o único embate dos oitavos-de-final que envolve dois antigos vencedores da Taça UEFA.

• Falcao marcou sete golos pelo FC Porto desde o início da fase de grupos e é o melhor marcador desta edição da UEFA Europa League, com Tomáš Necid, do CSKA, e Giuseppe Rossi, do Villarreal CF, a serem os perseguidores mais próximos, com seis golos.

• O CSKA e o FC Porto são as equipas que fizeram mais remates à baliza, tendo alvejado as redes adversárias por 61 vezes desde o início da fase de grupos.

• O FC Porto foi o clube que conquistou mais pontapés de canto nas oito primeiras jornadas desta edição da UEFA Europa League, com 75 ganhos antes do primeiro jogo com o CSKA." in UEFA.com


Árbitro da partida: poderá ser ridiculo falar na equipa de arbitragem para este jogo, mas o que é certo é que nesta minha pick vou abrir uma excepção pois penso que poderá ser bastante importante para um possível desfecho do jogo. É que o árbitro desta partida é o austríaco Robert Schorgenhofer, e o próprio FC Porto já emitiu um comunicado através do seu site oficial, o que poderá ser bastante estranho (ou não), alertando de certa forma as pessoas para esta nomeação. Passo a citar o comunicado:

"O austríaco Robert Schorgenhofer é o árbitro nomeado para dirigir o CSKA-FC Porto, jogo da primeira mão dos oitavos-de-final da UEFA Europa League, que se disputa esta quinta-feira, no Estádio Luzhniki, em Moscovo, às 21h00 locais (menos três horas em Portugal Continental).

Árbitro internacional desde 2007, Robert Schorgenhofer regressa ao Estádio Luzhniki menos de um mês depois de ter dirigido o encontro entre o Rubin Kazan e o Twente, dos dezasseis-avos-de-final da UEFA Europa League, realizado em Moscovo devido ao frio extremo que se fazia sentir na cidade de Kazan.

Os regulamentos da UEFA, que não permitem que os jogos sejam disputados sob temperaturas inferiores a -15º centígrados, motivaram a transferência do jogo para o Estádio Luzhniki, onde a realização do encontro esteve igualmente em risco, depois de os responsáveis da equipa holandesa, que acabaria por vencer a partida e a eliminatória, terem exibido um termómetro que indicava uma temperatura de 17 graus negativos, quando o placard do recinto exibia -14,2. Mais curioso ainda foi o facto de Schorgenhofer ter arbitrado de calções, como se fosse Verão.

Robert Schorgenhofer, que será auxiliado pelos assistentes Mario Strudl e Alain Hoxha e pelos assistentes adicionais Bernhard Brugger e Gerhard Grobelnik, já dirigiu esta época o Palermo-CSKA, que os moscovitas venceram por 3-0, tendo expulsado um jogador da equipa italiana e apontado uma grande penalidade a favor dos russos.

in fcp.pt

Bem, realmente o que eu acho que realmente é estranho, é o mesmo árbitro que já apitou esta temporada 2 jogos de equipas russas (num até assinalou uma grande penalidade bastante polémica a favor do CSKA) ser agora novamente nomeado para apitar mais uma vez um jogo duma equipa russa. Hmmmm


Conclusão: o FC Porto não sabe jogar doutra maneira que não seja no seu 4-3-3 habitual, privilegiando bastante a posse de bola e tentanto sempre jogar ao ataque. Como tal, André Villas-Boas sabe, à semelhança do que foi o jogo da 1ª mão em Sevilha, que fazendo golos as coisas poderão ficar encaminhadas para uma possível passagem aos 1/4 de final desta prova, por isso penso que o FC Porto irá entrar como normalmente entra nos jogos --> sempre que tenha a posse de bola, irá tentar criar perigo, irá tentar marcar pelo menos um golo. O problema é que do outro lado está uma equipa bastante organizada como já referi anteriormente. A equipa Moscovita conta com apenas 4 golos sofridos na competição e é uma formação que defende muito bem. O que eu acho que será mais certo para este jogo será ambas as equipas a marcarem; mas não descuro outros prognósticos que refiro no final desta pick, e que vejo como palpites bastantes prováveis de acontecer.

Sendo assim, as minhas apostas para este jogo são:

UEFA Europa League | 18:00 | CSKA Moscow vs FC Porto | Ambas as equipas a marcar @ 1.78 na Bwin
UEFA Europa League | 18:00 | CSKA Moscow vs FC Porto | Hulk a marcar @ 2.10 na Bwin
UEFA Europa League | 18:00 | CSKA Moscow vs FC Porto | Under 10.5 cantos @ 1.95 na Bwin
UEFA Europa League | 18:00 | CSKA Moscow vs FC Porto | X ou FC Porto @ 1.45 na Bwin

2 comentários:

  1. Vai ser um jogo complicado mas penso que o Porto tem o que é preciso para vencer.

    Abraço
    O Nosso Futebol (http://onossofuteb0l.blogspot.com)

    ResponderEliminar