domingo, 6 de junho de 2010

Campeonato do Mundo FIFA 2010 - Análise a todos os grupos: Grupo A

Grupo A

África do Sul
México
Uruguai
França


África do Sul

Primeiro país a organizar um Mundial FIFA, a África do Sul vai cumprir a sua terceira participação na competição. Até agora, os Bafana Bafana ("Os Rapazes") apenas ganharam um jogo numa fase final mas, perante os seus barulhentos adeptos, não têm margem para falhar o objectivo mínimo: chegar aos oitavos. Se o percurso da selecção nos últimos tempos tem sido algo errante - falhou, inclusivamente, a presença na última Taça de África das Nações -, também é verdade que a equipa conseguiu o quarto lugar na Taça das Confederações. Resta Saber se os talentos locais vão corresponder num conjunto com pouca experiência.

by Visão

Aaron Mokoena

A África do Sul conta nos seus convocados com Aaron Mokoena que é um dos jogadores mais experientes da equipa, esperando-se sempre que seja o líder da equipa. Mokoena já joga há vários anos na Europa, e mais especificamente em Inglaterra. É conhecido pela dureza com que disputa todos os lances e a sua experiência poderá ser um grande trunfo para a segurança do meio-campo da África do Sul e consequentemente do todo o futebol dos Bafana Bafana.

Steven Pienaar

Tem a escola do Ajax - jogou nos dois, no sul-africanoe no holandês - mas foi no futebol inglês que ganhou mais notoriedade: desde 2007 que representa o Everton, onde é um indiscutível no onze de David Moyes. É um médio ofensivo, e por isso também pode jogar a extremo, sendo um jogador muito bom tecnicamente e é muito imprevisivel. Dele se espera que faça a diferença na frente, apesar de não ser goleador.

Outras jogadores importantes: Bryce Moon (PAOK)--> defesa, 15 internacionalizações.
MacBeth Sibaya (Rubin Kazan)--> médio, 52 internacionalizações, 1 Mundial.
Kagisho Dikgacoi (Fulham)--> médio, 30 internacionalizações.
Bernard Parker (Twente)--> avançado, 26 internacionalizações.
Siyabinga Nomvethe (Moroka Swallons)--> avançado, 74 internacionalizações, 1 Mundial.

Grande ausência: Benni McCarthy: este avançado do West Ham que este ano trocou o Blackburn pelos Hamers foi campeão europeu pelo FC Porto em 2004 e até estava nos 30 pré-convocados de Carlos Alberto Parreira; no entanto, foi excluído do lote de 23 convocados após Parreira ter dito que não o poderia levar com o peso que tem neste momento.

by Pedro Barreira

-------------------------------------------------------------------------------------

México

A seleção mexicana participará pela 14ª vez da Copa do Mundo de futebol. Este será o quinto Campeonato do Mundo consecutivo do México. Os melhores desempenhos da seleção mexicana foram em 1970 e 1986 quando o México chegou aos quartos-de-final. Nas duas ocasiões a seleção mexicana era a anfitriã da competiçao.
Esta formaçao liderada pelo temperamental Javier aguirre possui um conjunto de atletas interessantes mas alguns sem experiencia neste tipo de competiçoes.
E quanto a mim tem sérias hipoteses de vencer o seu respectivo grupo.



Rafael marquez:

jogador formado no atlas do mexico foi recrutado pelo monaco,mais tarde contratado pelo poderoso Barcelona adquiriu um estatuto de intocavel na sua seleçao,atleta de grande classe,abusa um pouco no jogo faltoso devido a sua lentidao,mas continua a ser uma grande referencia no futebol mexicano.




Andres guardado:

este jogador é o que se pode chamar de o "motor" da equipa devido á sua disponibilidade para o jogo,dinamismo;muita vontade mas acima de tudo a sua apetencia para aparecer na grande area adversaria e fazer golos.




Carlos vela:

Após a conquista do Mundial Sub-17 pelo México, Vela, que foi o marcador da competição, transferiu-se para o Arsenal,pelas mãos do caça-talentos Arsène Wenger. Foi emprestado para o Celta de Vigo,Salamanca e Osasuna nas duas temporadas seguintes e voltou para a Inglaterra na temporada 2009, com a experiência necessária para entrar, aos poucos, na equipe principal e conquistar seu espaço na disputa com outros jogadores mais experientes.os adeptos mexicanos depositam as maiores esperanças neste jovem jogador.



Outros jogadores importantes:carlos salcido:também é conhecido por "Salsita". É um jogador que actualmente joga no PSV Eindhoven como defesa-central na primeira Liga Holandesa.giovanni dos santos:Jogava no Barcelona quando se transferiu para o Tottenham de inglaterra para jogar com mais regularidade. Após não conseguir se afirmar,Giovani foi emprestado ao Ipswich Town, retornando no fim da epoca. Porém, novamente sem espaço,acabou sendo emprestado desta vez ao Galatasaray durante a epoca passada,mas uma competiçao como esta pode ser ideal para a sua afirmaçao.

revelaçao:javi hernandez:pode vir a ser a grande revelaçao da equipa mexicana para alguns.mas atençao a este pormenor,este atleta ja pertence aos quadros do manchester united.

by Pedro Ribeiro

-----------------------------------------------------------------------------------

França

A Seleção francesa participará pela 13º vez da Copa do Mundo de futebol. A seleção da frança é conhecida como Les Bleus (Os Azuis). A seleção francesa foi campeã do mundo em 1998 e foi terceiro lugar em 1958 e 1986. Os franceses ganharam os Europeus de 1984 e 2000 e as Taças das Confederações de 2001 e 2003.
Esta seleçao ja nada tem a ver com aquela equipa de zizou e Cia.
Dirigida pelo polémico Raymond domenech que retira das suas fileiras atletas que sejam do signo escorpiao,esta equipa mesmo nao sendo das principais favoritas,é sempre uma seleçao perigosa de defrontar,e que o diga Portugal.


Frank ribery:

Esta deve ser a grande estrela da "equipe tricolore",jogador nao só conhecido no mundo do futebol pela capacidade futebolistica mas tambem pelo seu caso recente de pedofilia e pela sua grande cicatriz que tem desde os 2 anos de idade devido a um acidente de automovel.falando agora de futebol,aqui reside grande parte das aspiraçoes francesas,agora orfa de Zidane.
O "scarface" é capaz de resolver um jogo sozinho num lance de genio que tao bem ele sabe fazer,muito rapido e excelente no "um contra um",jogador que algumas vezes prima pela agressividade quando as coisas nao lhe saem bem,mas certamente sera umas das principais estrelas deste mundial em terras de nelson mandela.


William Gallas:

Principal referencia na defesa gaulesa,o capitao de equipa nao anda no seu melhor devido a varias lesoes que teve nesta epoca que terminou.
Jogador muito forte no jogo aereo,rapido,tem tambem na sua polivalencia um dos seus pontos fortes e que a maioria dos treinadores apreciam,e que o nosso Jose mourinho aproveitou e muitas vezes o colocou a lateral.
Alem da experiencia tem titulos,ja foi campeao por 2 vezes com mourinho,ganhou a taça e a supertaça de inglaterra e uma taça das confederaçoes em 2003.


outros jogadores importantes:nicolas anelka:avançado que tem na sua principal arma a velocidade e a espontaniedade de remate.foi o jogador ate hoje que mais dinheiro movimentou nas suas transferencias,passando pelo PSG,Arsenal,Real madrid,repetindo a passagem pelo PSG,Liverpool,Manchester City,Fenerbace,Bolton e finalmente o campeao ingles Chelsea,clube onde ele ganhou um estatuto de indiscutivel e que lhe deu o direito a ser titular e a prncipal referencia no ataque gaules.
Florent malouda:aqui passa muito do equilibrio da seleçao francesa,jogador capaz de atacar e defender com a mesma eficacia,na minha opiniao dos mais importantes da equipa.
Yoann gourcuff:jovem jogador bastante interessante,teve uma passagem infeliz pelo "cemiterio" milanes,mas quem ficou a perder nem foi Yoann,foi mesmo o clube milanes,porque ja existem varios clubes interessado no "novo Zizou".

NOTA:mais uma vez a França nao é vista como favorita mas lembro-lhes que em 1998 em frança e no mundial passado na alemanha se verificava exactamente a mesma coisa,e num foram campeoes e no outro foram finalistas vencidos nos penalties pela matreira italia.

by Pedro Ribeiro

-------------------------------------------------------------------------------------

Uruguai

O país mais pequeno a ganhar alguma vez o Mundial (1930 e 1950) está de volta aos grandes palcos, depois de ter falhado a presença em 2006. Tal como nessa qualificação, a "celeste" terminou no quinto lugar da qualificação sul-americana, pelo que teve de jogar um play-off, que agora lhe correu melhor. Mesmo assim, a Costa Rica foi um adversário incómodo e o apuramento só ficou garantido a 20 minutos do fim, quando "Loco" Abreu conseguiu marcar o 1-1 final (na primeira mão o Uruguai venceu 1-0). Agora, o objectivo principal é passar a primeira fase, algo inédito desde 1990. Para tal, contam com a capacidade finalizadora de Diego Forlán e Luis Suarez.

by Visão

Diego Lugano

Capitão de equipa, apesar de nem ser o mais internacional, o defesa dos turcos do Fenerbahçe já tem bastante experiência (está desde 2006 no futebol turco e é presença assídua ou na extinta Taça Uefa ou na Champions League) e é conhecido pela sua capacidade de liderança e, também, pela dureza com que disputa os lances. No entanto, bem mais calmo desde que deixou o São Paulo, também sobe com frequência à área adversária e marca alguns golos na sequência de lances de bola parada.


Diego Forlán

Filho de um antigo internacional uruguaio, Forlán tem deixado a sua marca no futebol europeu: goleador temível, com grande sentido de oportunidade, já foi duas vezes boa de ouro (sendo que conseguiu esse feito sendo o "pichichi" da competitiva Liga Espanhola). Esta temporada esteve em particular destaque na Liga Europa, ao marcar dois golos na final, devolvendo a alegria aos adeptos do Atlético de Madrid.


Luis Suarez

Com a camisola do Ajax viveu uma época extraordinária, assinando um total de 49 golos, 35 deles na Liga Holandesa. Jovem (23 anos) e versátil (pode jogar no meio ou descaído na direita) é um avançado com um faro de goo notável e so seu entendimento com Forlán dependerá o rendimento do Uruguai na África do Sul.


Outros jogadores importantes: Jorge Fucile (FC Porto)--> defesa, 25 int.
Martin Cáceres (Juventus)--> defesa, 46 int.
Álvaro Pereira (FC Porto)--> defesa, 15 int.
Maxi Pereira (Benfica)--> defesa, 37 int.
Ignacio Gonzaléz (Valencia)--> médio, 20 int.
Diego Pérez (AS Monaco)--> médio, 50 int.
Sebastién Abreu (Botafogo)--> avançado, 56 int, 1 Mundial.
Edinson Cavani (Palermo)--> avançado, 14 int.


Grande ausência: Cristian Rodriguéz (FC Porto): este jogador que actua nos Dragões ficou de fora do Mundial pois foi expulso contra a Argentina, por agredir o ex-sportinguista Heinze, e não podia assim actuar nos dois primeiros jogos do Mundial.

by Pedro Barreira

Sem comentários:

Enviar um comentário