sexta-feira, 11 de junho de 2010

Campeonato do Mundo FIFA 2010 - Análise aos jogos - Grupo A: África do Sul 1 vs 1 México

Esta tarde assisti ao jogo inaugural do mundial,jogo bastante interessante para começo do evento disputado em africa.
Jogo equilibrado mas com o México a ser superior nos primeiros 20 minutos,com uma pressao constante logo a saída da defesa africana,com a equipa de Parreira a sentir enormes dificuldades para impor o seu jogo.
A equipa mexicana muito bem orientada,com muita posse de bola e circulaçao da mesma,a pressionar muito alto o seu opositor,chegando a certas alturas do jogo a sufocar os africanos e deixando uma boa imagem neste inicio de competiçao.
Com o intervalo veio uma equipa africana mais atrevida,e a criar um certo incomodo na defesa mexicana,mas mesmo assim o México sempre dominador do jogo,ate que quando nada fazia prever,acontece o golo africano aos 55 minutos num contra golpe muito bem elaborado e numa finalizaçao que nao lhe fica atras,a "equipa de mandela"adianta se no marcador.
A partir daí sim,o jogo muda e os Bafana começam a criar perigo e a jogar como gostam,no contra ataque.
Começam a ser o conjunto mais perigoso em campo,com Piennar e Tshabalala em destaque pela positiva.
Nessa altura do jogo,é quando se começa a ver o principal problema da equipa mexicana,que é uma dupla de centrais algo lenta e com bastante dificuldade em acompanhar os africanos nas suas investidas ofensivas.
Javier Aguirre lança no jogo Andres Guardado,um dos melhores jogadores e que me surpreendeu a sua ida para o banco de suplentes,a partir daí o México volta a mandar no jogo mas sempre sujeito aos venenosos contra golpes africanos.
E quando ja o estadio todo pensava que a Africa do sul tinha a vitoria no bolso,surgiu o golo mexicano,com um cruzamento para a area e um defesa a colocar toda a gente em jogo.Mas verdade seja dita,foi feita justiça,nao só pelo que o México fez nos primeiros 20 minutos,mas tambem na maneira como a equipa mandou no jogo e na forma como Javier Aguirre soube mudar as peças em campo e a tempo de nao sofrer o primeiro desaire em terras africanas.

by Pedro Ribeiro

3 comentários:

  1. Belo texto,bela analise,concordo em quase td.teem que fazer mais vezes destas analises aos jogos.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo de 13 de Junho de 2010 10:42--> é este um dos objectivos do Futebol Cerebral, analisar o futebol na sua essência, que é o jogo jogado mesmo. Obrigado pela sua visita e volte sempre.

    ResponderEliminar