quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Época 2010/2011 - 'Observatório de equipas'

Arsenal Versão 2010/2011




Hoje falo de uma equipa que utiliza a técnica e a táctica em forma conjunta.
Passo a explicar,a táctica é o jogo em si,a técnica é a bola,agora metam a bola no jogo,a técnica torna-se na táctica,muito confuso?
Falando no seu estilo de jogo,sou "obrigado" a dizer que a formaçao de Wenger,faz o chamado "campo grande"(distancia entre a primeira linha e ultima,da defensiva á ofensiva).
Nesse momento de jogo,os seus "falsos" alas(Nasri e Arshavin),procuram zonas interiores,onde se vao cruzar com Cesc Fabregas,ocupante natural dessa zona,para construirem as jogadas de ataque.
As faixas laterais ficam quase desertas e sao ocupadas pelos laterais(Sagna e Clichy).
O tiki-taka do Arsenal é praticamente todo pelo corredor central,num futebol de apoios frontais á baliza.
É caso unico no futebol europeu de top,uma equipa jogar desta forma,abdicando de jogar pelas laterais a maioria do tempo.
O processo começa em Song,depois Wilshere sai para o jogo com a bola,ela entra em Fabregas,depois juntam-se Arshavin e Nasri,vindos das alas,e mais á frente o avançado Chamakh procurando fazer diagonais.
Portanto,sao 6 jogadores num corredor central,em toques curtos,confundindo defesas em dificuldades em parar estas movimentaçoes e encurtar os espaços para que elas nao aconteçam.
Resumindo,utilizam o futebol em linha recta para atingir o principal objectivo:o golo!

1 comentário:

  1. Luis Freitas Lobo (a ler atentamente o blog, ao lado de Pinto Brasil a comer umas pataniscas e uma cebolinha com sal)4 de novembro de 2010 às 17:18

    Ok percebo o raciocinio, mas então o Walcoot não joga "preferencialmente" pelas alas?!Ele é apenas o melhor marcador da equipa?!!!

    ResponderEliminar