terça-feira, 30 de novembro de 2010

Época 2010/2011 - Crónicas

in 30/11/2010

Apetece acordar,ligar a televisão e ver outra vez,e outra,e outra!
O Barcelona-Real Madrid não foi um dos melhores jogos de sempre que vi,porque um grande jogo precisa sempre de duas equipas,e ontem em Camp Nou,só houve uma.Mas essa foi tão boa,jogou tanto que a noite tornou-se inesquecivél.
Acho que só quem gosta mesmo de futebol,pode ser profundamente feliz a ver um jogo.
Não estou a falar da felicidade de ver o nosso clube vencer,ou o nosso jogador preferido marcar 3 golos,nada disso!
Estou a falar de futebol,do incrivel prazer de ver jogar bem,o mesmo tipo de prazer que sentimos num grande concerto,num filme imortal,na frase de um livro que viverá sempre connosco.
O Barcelona simboliza isto,o Barcelona é isto!
O Barcelona é hoje,também,o maior desafio da vida de um treinador,não há mais nada entusiasmante do que tentar descobrir a chave do enigma,tenho de ir a Camp Nou e sair vivo,como farei?
Á partida,como nas missões impossivéis,parece não haver porta por onde escapar.
O guarda-redes cumpre,a defesa,sem estrelas impressionantes,forma um bloco notável.O meio-campo,é o que voces sabem,e ainda há Villa,mais uma quantidade de miudos,todos iguais que nascem na cantera,e depois claro,há Messi!
Mais do que o melhor do mundo,Messi é um jogador como nunca houve.Porque nunca apareceu um génio que encarnasse em campo a cultura de um clube,fosse bem educado,equilibrado,humilde,bom rapaz e ainda olhasse para o jogo do ponto de vista colectivo.
Messi é tudo,é por isso que se torna quase impossivel pará-lo,e no entanto,Messi não é o centro do futebol do Barcelona,nem tão pouco Xavi e Iniesta,porque o perigo pode vir de todos os lados,dos pés de qualquer futebolista.Quando a bola está parada,quando está serena,mas também quando lhe dão velocidade.
Ao olharmos para aquele futebol do ponto de vista racional,apetece fazer a escolha mais improvável,ficar parado,lá atrás,á espera.Seria a unica escolha lógica.Sabemos que de alguma forma eles conseguirão chegar perto da nossa áerea,com a bola dominada,e porque não esperar "sentado"?
E no entanto todos tentam algo diferente,porque o Barcelona gosta de mostrar a bola,gosta de permitir ao adversário pensar que é possivél roubá-la e chegar a Valdés.
É quase sempre mentira,sabemos!
O Barcelona também perde,dizem os números.Mas este é um dos casos em que a verdade por material que possa parecer,ainda assim permite a desconfiança.Uma equipa como aquela nunca é derrotada.
Não pode ser!

by Luis Sobral in maisfutebol

Sem comentários:

Enviar um comentário