terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Época 2010/11 Crónicas livres

Sporting:Uma equipa incompetente

Antes de criticar uma equipa grande que perde seis pontos com uma equipa humilde como o Paços de Ferreira, um aspecto prévio: o Sporting foi prejudicado pelo árbitro. Com decisões diferentes, podia perfeitamente não ter perdido.

Mas, por estranho que possa soar, isso não passa de um detalhe.

Sim, está a ler bem. Um detalhe.

O Sporting pode perder mais umas vezes e ganhar outras, mas o essencial, para infelicidade dos que adoram o clube, não se altera. A equipa quase sempre má e incompetente.

Digo-o com todo o respeito pelos jogadores, que não são maus, pelo contrário. E pelo treinador, que é honesto. Simplesmente ainda não conseguiram formar uma boa e fiável equipa.

Esta noite, com o Paços de Ferreira, foi incrível o que se viu entre o momento em que conseguiu o 2-2 e o instante em que sofreu o terceiro golo. Uma boa equipa, naquele cenário, jamais permitiria que um adversário chamado Paços de Ferreira voltasse ao jogo. Ainda por cima em sua casa.

O Sporting, pelo contrário, atrapalhou-se com o sucesso. Havia 30 minutos para jogar, o desafio estava empatado, a possibilidade de vencer o Paços de Ferreira era mais do que possível.

Que sucedeu? Paulo Sérgio fez uma alteração indevida e lá dentro os jogadores não assimilaram as ideias do treinador. O Paços, ninguém lhe tira o mérito, sentiu a fraqueza alheia e reagiu. Mais uma vez.

Um dos problemas do Sporting, do meu ponto de vista, é não ter encontrado um «onze». E, talvez pior, ainda procurar em Janeiro os princípios básicos que se trabalham em Julho. Só estas insuficiências explicam um golo como o primeiro do Paços de Ferreira (quem marca naquela zona?) e a incapacidade para agarrar o jogo (nunca parece ser o Sporting a mandar, antes alinha pelo ritmo do adversário).

Esta noite, é preciso escrevê-lo, Paulo Sérgio foi um factor de aceleração dos problemas. Mexeu nos momentos errados e trocou muita coisa, sem sentido evidente. Aliás, se nesta altura fica a sensação de que o Sporting tem melhores jogadores do que equipa, sobra matéria para o treinador reflectir.

by Luis Sobral maisfutebol

Sem comentários:

Enviar um comentário