sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Época 2010/11 Observatório de equipas

Palermo

Este belo Palermo de Delio Rossi,mostra como se pode atacar bem sem ponta-de-lança clássico,ao mesmo tempo que coloca em causa,o tipico futebol italiano,onde se formaram sempre grandes pontas de lança(Vialli,Inzaghi,Luca Toni entre outros).
Vendo este Palermo e o seu trio ofensivo,penso logo,em que os jogadores da frente,tÊm uma obrigação(todos tÊm que recuar,mas um deles tem sempre que ficar mais adiantado,em relação ao outro duo).
É um recuo alternado,no qual Miccoli é quem fica quase sempre mais adiantado,pedindo a bola em desmarcação.
Pastore arranca mais desde a meia-direita e surge no ataque,quanto ao ultimo do tridente,Ilicic,canhoto,joga mais sobre corredor central,procurando constantes rupturas,combinando com Pastore a hora certa de um ficar,e o outro entrar em espaços.
É quase uma mecanização feita a régua e esquadro!
O melhor momento,é quando Pastore recua e conduz a bola colada ao pé,elegante,e sempre de cabeça levantada,um autentico "senhor" com a bola nos pés.
Ilicic,o mais forte fisicamente(1,90m),é aquele que melhor se transforma num avançado,com uma técnica mais agressiva.
O baixinho Miccoli,com aquela barriga marota,continua a encantar de cada vez que usa a bola,tem uma inteligencia sublime a procurar o espaço vazio,um pouco á imagem de Lisandro Lopez.
O sistema do Palermo,varia entre o 4x3x2x1 e o 4x3x1x2 porque,nesta movimentação,o ataque tanto está desenhado em "1x2" ,como em "2x1".
É um "projecto" de jogo que favorece o contra-ataque e as transições rápidas,os 3 avançados e os médios de contenção,estes também em triangulo,com Bacinovic como pivot,e Nicerino a soltar-se mais como condutor de jogo.É ele que gere as transições com a ajuda de Miglacio,interior direito.
Este Palermo é um conjunto de bom futebol em tons de cor-de-rosa!

Sem comentários:

Enviar um comentário