segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Época 2010/2011 - Crónicas

13/12/10

Messi vs Ronaldo







Todos aqueles que acompanham este fenómeno desportivo que é o futebol sabem que neste momento existem 2 jogadores, que dentro daquilo que é ser um jogador de top de alta competição, se destacam mais que os outros, também eles muito bons jogadores. Falo do argentino Lionel Messi e do português Cristiano Ronaldo.

Realmente, estes 2 jogadores estão no top, estão no maior patamar do futebol internacional. E por isso, coloca-se uma questão: qual destes 2 jogadores é melhor? Ronaldo? Ou Messi?

Bem, esta pergunta é bastante parecida com aquele velha pergunta: de quem gostas mais? Do papá ou da mamã?

No entanto, existem factos que não podem ser postos de parte nesta análise a estes 2 super jogadores.

Todos nós já vimos o Ronaldo a jogar noutros clubes, para além do Real Madrid. Despontou no Sporting e deu logo nas vistas, foi muito novo para Manchester e gradualmente impôs-se; depois deu o salto para Madrid e adaptou-se em pouco ou nada, começando a render no clube como se já lá estivesse há anos. Para isto acontecer, é preciso ser realmente muito bom. É preciso haver trabalho. Compromisso. Profissionalimo. Sede de vingar. E ao Ronaldo já todos o vimos a manter o alto rendimento, fosse em Inglaterra ou Espanha.

Quanto ao Messi, só o conhecemos do Barcelona, onde a estrutura é fortíssima, o futebol é ultra ofensivo, onde se criam 50 oportunidades de golo por jogo, com grande apoio de toda a equipa, 11 jogadores de referência, o que torna as coisas mais fáceis. Qualquer gajo que entre lá de pára-quedas para jogar no meio campo a passar bolas é confundido com um artista.

Gostaria de ver o Messi a jogar noutro clube. Gostaria de ver a sua adaptação noutra realidade que não o Barcelona. Gostaria de ver o seu desempenho num clube mais táctico, de jogo menos ofensivo, numa equipa de bloco, de jogo físico, de predominância de meio campo e trocas de bola, numa equipa onde Messi tivesse menos oportunidades de posse de bola, que tivesse que recuar, que tivesse que ir ao lance, ser o 1º defesa, tipo Licha ou Derlei, num clube com um futebol mais mastigado.

É que o Messi é brilhante naquele modelo de jogo do Barcelona, um jogador livre, criativo, de pique rapidíssimo, grande técnica. No Barcelona há todo o espaço para jogar. Mas como seria o seu jogo numa equipa com maior rigidez táctica e de retranca?

Num paralelismo: como foi a carreira de Quaresma no FC Porto, onde lhe era dada toda a liberdade nos flancos para se recriar com a bola, fazer os seus malabarismos, não defender, perder as bolas e desistir dos lances, e como foi a carreira de Quaresma no Inter, onde foi obrigado a integrar-se no bloco? A subir e a descer com o bloco? A ter que defender? A ter que cumprir o rigor táctico que lhe era imposto pelo treinador? A jogar em movimentação os 90 minutos?

Do Ronaldo eu sei que ele se adaptou por onde passou. De Messi não sei. Acredito que sim...

Já vi o Shevchenko a ser um grande jogador durante anos num modelo de jogo como o do Milan e a ser um completo barrete num modelo de jogo como o Chelsea. Já vi o Ibrahimovic a ser um super jogador no Inter e a ser um fracasso no Barça.

Já quanto ao Messi, há quem defenda que ele seja mais jogador de futebol, um artista da bola. Faz aquilo que treino nenhum pode dar, apenas melhorar. Todo aquele futebol é instintivo. Por outro lado se analisarmos o todo, o Ronaldo é bom com os dois pés, é bom de cabeça. Já o Messi é "só" pé esquerdo.



É, portanto, uma questão delicada e que não é nada consensual.

E tu? O que achas? Qual deles é o melhor para ti? Dá a tua opinião escrevendo o teu comentário sobre estes grandes jogadores.

Futebol Cerebral, o futebol visto cerebralmente.

Pedro Barreira

9 comentários:

  1. Meu caro amigo Barreira,entendo a sua crónica e até concordo em parte com ela,quando diz que em Madrid se adaptou rapidamente.e a juntar a isso,podia ter dito que a equipa "vivia" um pouco daquilo que Ronaldo fazia.Mas discordo no caso de Manchester,porque em Old Trafford,encontrou uma equipa que também jogava junta há bastante anos,com jogadores experientes.No aspecto táctico que fala,Ronaldo,tal como Messi,também não defendia e mesmo agora com Mourinho continua a não defender,mas isso são aspectos que tanto Guardiola,como Mourinho teem que utilizar,porque resguardam os seus talentos para outros momentos jogos,e esses sim mais decisivos,momentos esses,são aqueles que Messi e Ronaldo decisem os jogos a seu favor.Na humilde opinião,Messi é superior!

    NOTA:Desde o inicio desta época Messi leva 27 golos marcados em 21 jogos,enquanto que Ronaldo contabiliza 23 em 21 jogos.Falando no ano de 2010 Messi leva vantagem,contabilizando 64 golos contra os 43 de Ronaldo.

    ResponderEliminar
  2. O Ronaldo é um grande jogador mas Messi é de um planeta á parte.

    Messi só fica a perder para Ronaldo no fisico, no jogo aéreo e na potência de remate.

    Conclusão: Messi é melhor que Ronaldo

    ResponderEliminar
  3. @Miguel: ou seja caro Miguel, evidencias aquilo em que Messi é pior que Ronaldo, que ao que parece são 3 coisas que frisaste, e depois concluis que Messi é melhor que o que tem mais "físico", "jogo aéreo" e "potência de remate"... LOL agora foste engraçado caro Miguel ;) eh eh eh eh

    ResponderEliminar
  4. Miguel tens razão numa coisa,o Ronaldo é melhor que o Messi nisso tudo que disseste.mas isso são caracteristicas de um jogador de Voleibol.Fisico/jogo aéreo/potencia no remate.Daí nem haver comparaçao entre um e o outro.Ronaldo pode ser melhor em todos os aspectos,mas nem isso lhe chega para ser melhor que Messi;)

    ResponderEliminar
  5. @pedro ribeiro: Essa então ainda é uma maior contradição.

    ResponderEliminar
  6. Barreira tava a ser irónico,é lógico que Ronaldo não é melhor que Messi em todos os aspectos.Somente no Voleibol :)

    ResponderEliminar
  7. Então o melhor marcador da Liga Espanhola é do Voleibal?

    O melhor jogador do mundo de 2007/2008 é de voleibol?

    O jogador com grande explosão de arranque, grande jogo de cabeça, grande técnica, é de voleibol? É de basket? big lolada

    Pessoal, o futebol também se joga com a cabeça, e também se joga sem bola. Ou seja, os arranques sem bola, a força, a explosão...são tudo componentes do futebol moderno.

    Já não estámos no tempo do Maradona. Isto é o futebol moderno. Estámos a acabar o ano de 2010.

    Neste futebol actual os jogadores tÊm cada vez mais que ter grandes pujanças físicas. Qual basket e voleibol qual quê? BIG LOLADA

    ResponderEliminar
  8. os dois sao muito bons mas cada 1 tem mais qualidades em algumas coisas...para mim o C.Ronaldo dá mais espectaculo com a bola dribla mais o k xama mais atenxao dos adeptos tem 1 pontapé muito forte fantastico...ja o Messi é mais calmo troca bem a bola com os companheiro tem passes fantasticos n da tanto espectaculo mas dribla bem tambem...é muito dificil dizer kual o melhor...mas gosto mais do a jogar C.Ronaldo :)

    ResponderEliminar