segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Época 2010/11 Observatório de equipas

Fluminense

A equipa que se sagrou campeã Brasileira,não foi uma equipa empolgante.Tirando os momentos em que o esférico passava pelos pés de Conca e Deco,aí sim,o jogo ficava mais bonito e atraente,no resto do tempo,o "Flu" jogava em "esticões"(sobretudo com a subida da dupla de laterais(Mariano e Carlinhos),com uma pressão mais ou menos sicronizada a equipa conseguia proporcionar alguns bons espectáculos.Uma dupla de avançados,sempre com um clássico número 9(Washington),mais o "europeu" Fred devido aos anos que passou em França ao serviço do Lyon,onde foi campeão várias vezes.Em alguns momentos do jogo,Muricy,quando queria meter mais velocidade na frente,colocava em campo Rodriguinho(jogador seguido pelo Sporting).
A meio da época chega Deco,aí Muricy tem que mudar o sistema de jogo da equipa,para conciliar Conca com Deco,teve que alterar certos hábitos que a equipa tinha até aí.
Passou Conca a jogar mais perto da dupla de avançados,ficando Deco mais recuado para organizar o jogo da equipa,mas devido as lesões que o fustigou,pouco jogou!
Com esta alteração,Muricy,manteve a segurança defensiva,aumentou a criatividade e deu maior ligação entre os sectores.
Maioritariamente lentos,os jogos do Brasileirão,são propícios as mudanças de velocidade,e quem souber aproveitar esse momento de jogo,ganha uma certa vantagem aos adversários,e nisso o Fluminense foi quase perfeito.
Jogou quase sempre com 4 médios volantes,como dizem no Brasil,(Valencia,Diogo,Diguinho e Fernando Bob),a equipa não só conseguiu o tal equilibrio defensivo necessário para se ser campeão,mas também,aproveitou e de que maneira as subidas dos seus laterais,que mais parecem extremos,tal o jogo atacante que proporcionam á equipa.
A maior estrela desta equipa,foi sem dúvida,o argentino Conca,a melhor táctica é uma boa finta,já dizia Mário Zagallo,e ele junta esses dois pergaminhos tão importantes no futebol(técnica e táctica).Pés de veludo,mas garra de um Viking,temos aqui o jogador do apelidado "futebol moderno"!

Sem comentários:

Enviar um comentário