sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Época 2010/2011 - Liga ZON Sagres, 14ª Jornada | Previsão

Sexta-feira, 17 de Dezembro de 2010



Sexta-feira, 17 de Dezembro de 2010

20:15 | Braga 1 vs 1 Académica | TV: Sport TV1
Árbitro: Marco Ferreira

A 14ª jornada da Liga Zon Sagres começa já hoje com o Braga a receber a equipa da Académica. O Braga vem de uma série de 3 jogos sem vencer, depois de bater pela última vez o Nacional da Madeira em sua casa por 2-0, em jogo a contar para a 12ª jornada da Liga Portuguesa. Depois disso, a equipa de Domingos Paciência perdeu fora com a União de Leiria na última jornada do campeonato e foi perder ao reduto do Shaktar, em jogo a contar para a 6ª e última jornada da fase de grupos da UEFA Champions League, perdendo ainda no último domingo no Estádio da Luz em jogo a contar para os 1/16 avos de final da Taça de Portugal. No outro lado, vai estar a equipa comandada por Jorge Costa, treinador que também já esteve à frente da equipa de Braga. Esta Académica, depois de ter entrado muito bem no campeonato, tem perdido algum desempenho, fazendo apenas 4 pontos nas últimas 5 jornadas do campeonato.

Como tal, prevejo um empate entre Braga e Académica.

------------------------------------------------------------------------------------

Sábado, 18 de Dezembro de 2010

17:00 | Benfica 2 vs 1 Rio Ave | TV: Sport TV1

Para as competições internas, o Benfica, depois de perder por 5-0 no Estádio do Dragão, nunca mais perdeu pontos. Jorge Jesus sabe que após ter ficado com um atraso de 10 pontos para o FC Porto, qualquer ponto que perdesse a partir daí seria praticamente impossível de recuperar para os azuis e brancos, e por isso a equipa da Luz tem mostrado um pouco mais de consistência e tem ganho deste então até esta data. A equipa conseguiu, inclusivé, reduzir o fosso de 10 para 8 pontos, mercê da perda de 2 pontos por parte da equipa de André Villas-Boas em Alvalade, e não quer deixar de tentar reduzir ainda mais a distância que tem para os azuis e brancos, esperando sempre por um possível deslize do seu adversário principal. Do outro lado, vai estar uma equipa comandada por Carlos Brito que depois de um começo atribulado começa agora a dar alguns frutos. A equipa de Vila de Conde já não perde desde a 8ª jornada, altura em que se deslocou a Alvalade (tendo perdido por 1-0, com o golo a ser sofrido no minuto 88 de grande penalidade) e desde essa data até ao momento conseguiu uma vitória por 0-1 e um empate a 3 bolas contra Naval e Setúbal respectivamente em jogos realizados fora de casa.

É um jogo que tem tudo para ser um bom espectáculo. De um lado uma equipa que já não perde desde o jogo que efectuou no Estádio do Dragão e que tem Saviola e Cardozo cada vez mais a subir de rendimento e do outro uma equipa que tem em João Tomás e Bruno Gama duas excelentes referências do seu ataque. Luisão do lado do Benfica e Yazalde do lado do Rio Ave são baixas confirmadas.


19:15 | Beira-Mar 1 vs 1 Guimarães | TV: Sport TV1

O Beira-Mar está a fazer uma campanha bastante interessante até ao momento. Ocupa o 9º lugar com 16 pontos e é em casa que se tem revelado mais forte. À 13ª jornada a equipa aveirense conta apenas com uma derrota em casa (frente ao Benfica por 1-3), tendo ainda 2 vitórias e 3 empates. Já o Vitória de Guimarães, depois de ter feito o primeiro terço do campeonato sempre com grande desempenho, estando muito tempo até na 2ª e 3ª posições, começa a perder agora alguma "velocidade". Depois da extraordinária vitória em Alvalade por 2-3, a equipa vimaranense ganhou em casa o derby do Minho, mas nas duas ultimas rondas teve uma derrota (na Madeira contra o Maritimo) e um empate caseiro frente ao Paços de Ferreira.

Penso que estão reúnidas as condições para no final o resultado se fixar num empate.

------------------------------------------------------------------------------------

Domingo, 19 de Dezembro de 2010

16:00 | Marítimo 2 vs 0 Portimonense | TV: ---

O Marítimo cresce a passos largos nesta Liga ZON Sagres, e depois de nas 6 primeiras jornadas ter sido sempre o lanterna vermelha da competição (só alcançou 2 pontos nos primeiros 6 jogos), depois da derrota contra o Benfica (em casa na 6ª jornada) nunca mais perdeu. Com o regresso de Kleber e a mudança de treinador (Pedro Martins substitui Van der Gaag no comando técnico da equipa) a equipa madeirense já leva 13 pontos desde a jornada 6 até à jornada 13, resultante de 3 vitórias e 4 empates. Já a equipa de Portimão, teima em fazer jogos bastante razoáveis mas sem conseguir aliar essas exibições à conquista de pontos. A equipa de Litos tem um futebol atractivo, não tem medo de jogar no meio-campo adversário, troca muito bem a bola e possui jogadores ofensivos muito rápidos e com grande capacidade técnica (Candeias, Ivanildo, Lito ou Kadi), mas o que é certo é que é o penúltimo classificado do campeonato, com apenas 8 pontos (apenas 2 vitórias e 2 empates em 13 jogos disputados). Fora de casa ainda não conseguiu qualquer vitória, e já está a 5 pontos da primeira equipa que se encontra acima da linha de água (Setúbal).

Posto isto, o futebol não é uma ciência exacta, mas penso que o Marítimo acabará por levar a melhor sobre a equipa algarvia.

16:00 | Naval 1 vs 3 Leiria | TV: ---

Se o Portimonense está com apenas 2 vitórias e 2 empates na Liga ZON Sagres, a equipa da Figueira da Foz apenas conta com uma vitória e 2 empates nestes 13 jogos já disputados. A equipa da Naval até fez um início de campeonato prometedor, fazendo a vida negra ao FC Porto logo no início do campeonato, indo ganhar a Portimão e empatando em Coimbra, mas desde a 6ª jornada só conseguiu 1 ponto, o que é bastante mau para quem quer ficar na principal liga portuguesa. Neste momento a Naval já está a 8 pontos da primeira equipa que está acima dos lugares de despromoção e necessita imperativamente de pontos. Do outro lado, está a equipa de Pedro Caixinha, que está a fazer um campeonato simplesmente fantástico. A equipa da cidade do Lis já está na 5ª posição com 21 pontos e desde a derrota que teve no seu reduto contra o Sporting (na 9ª jornada) já conseguiu 3 vitórias e 1 empate, o que é muito bom para uma equipa que luta pela manutenção.

Sendo assim, diria que quase certo mesmo será a Naval não vencer; mas até pode muito bem dar vitória forasteira do Leiria.

18:00 | Olhanense 1 vs 1 Nacional | TV: Sport TV1

Depois de ter andado algum tempo nas 4 primeiras posições do campeonato, mercê de um início de prova bastante bom, a equipa de Daúto Faquirá começa a cair bastantes lugares na tabela classificativa e neste momento já se encontra na 11ª posição com 15 pontos conquistados, já não vencendo desde o dia 03 de Outubro, altura em que venceu o Setúbal em casa por 3-1. O seu adversário de Domingo é o Nacional, equipa que está em sexto lugar com 20 pontos, a apenas 2 pontos dos terceiros classificados (Sporting e Guimarães).

Prevejo um empate entre algarvios e madeirenses.

20:15 | Paços de Ferreira 1 vs 3 FC Porto | TV: Sport TV1

Chegámos ao jogo que opõe o líder FC Porto ao 12º classificado, o Paços de Ferreira. Os Dragões têm um registo imbatível nesta época de 2010/2011 e se fizermos as contas aos jogos em que o FC Porto já não perde, teremos que dizer que a equipa azul e branca já vai com 34 jogos sem qualquer desaire (10 últimos jogos de 2009/2010 e 25 jogos desta época 2010/2011). Ora, isto seria um facto que só por si demonstraria o poder da equipa de André Villas-Boas, mas tal facto torna-se ainda mais evidente se repararmos na forma como esta equipa joga. O FC Porto apresenta-se sempre bastante forte nos seus jogos, tem um meio-campo que não pára até ter a posse da bola e, quando a tem, faz 1 jogo que se caracteriza por um ritmo muito elevado, procurando constantemente situações de golo, chegando lá preferencialmente com incursões fortissimas pelas alas de jogadores como Hulk (melhor marcador do campeonato) e Varela. Na frente, está Falcao, sempre pronto a empurrar para o fundo da baliza. Do outro lado temos o Paços de Ferreira, equipa que tem a grande motivação de poder vir a ser a primeira equipa na Europa a bater o FC Porto. E por causa disso mesmo, o seu presidente, Carlos Barbosa, já veio dizer (com toda a certeza) que os azuis e brancos irão perder a primeira vez nesta época 2010/2011. O Paços de Ferreira já bateu no seu estádio o Sporting e empatou com o Braga a duas bolas, perdendo apenas uma vez (contra o Nacional).

Penso que o FC Porto vai entrar forte no jogo, querendo marcar o mais rápido possível para depois não ter que andar à procura do golo num jogo que se pode tornar sempre muito difícil para as equipas adversárias que visitam a Mata Real. A minha previsão é uma vitória do FC Porto.

-----------------------------------------------------------------------------------

Segunda-feira, 20 de Dezembro de 2010

19:45 | Setúbal 1 vs 1 Sporting | TV: TVI

E na segunda-feira chega o ultimo jogo de 2010. Setúbal e Sporting reeditam o jogo do ultimo fim-de-semana que ditou o afastamento da equipa de Alvalade da Taça de Portugal. O Sporting até estava a passar uma fase boa (levava 3 vitórias e 1 empate nos ultimos 4 jogos) mas depois teve duas derrotas, contra este mesmo Setúbal para a Taça de Portugal e contra o Levski de Sófia para a Liga Europa. Penso até que este jogo poderá ser crucial para o destino do treinador Paulo Sérgio; se o Sporting perder novamente penso que Paulo Sérgio não irá ser o treinador dos leões em 2011. Do outro lado está a equipa sadina comandada por Manuel Fernandes. Esta é uma equipa que eu penso que tem muito mais valor do que aquele que espelha a sua classificação (14º com 13 pontos), e isso viu-se nos 2 últimos jogos que realizou; o Setúbal fez uma grande 2ª parte no Dragão, onde perdeu por apenas 1-0, e ganhou ao Sporting por 2-1, afastando-o da Taça de Portugal.

Por isso, penso que o resultado mais certo será o empate entre estas duas equipas.



Futebol Cerebral, o futebol visto cerebralmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário