quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Época 2010/2011 - Multimédia | Momentos Históricos da Década #4

Momentos Históricos da Década #4

Final da UEFA Champions League 2004/2005 | Liverpool vs AC Milan

Este momento histórico da década é constituído não apenas por um momento em si, mas por vários momentos. Na verdade, são 7 momentos, uns mais emocionantes que outros.

E são 7 momentos que correspondem a 6 golos marcados na final da UEFA Champions League 2004/2005 disputada entre Liverpool e AC Milan e um momento (o mais marcante) correspondente ao penalty decisivo desta final. Estávamos no dia 25 de Maio de 2005, quando Liverpool e AC Milan discutiam a conquista do maior troféu a nível de clubes da Europa, e talvez até do Mundo, a conquista do título de campeão europeu.

Esta final foi realizada em Istambul, na Turquia, e foi das melhores finais de sempre desta competição. E tudo porque o Liverpool, depois de estar a perder 3-0 ao intervalo, conseguiu em apenas 15 minutos (na 2ª parte) empatar esta final a 3 bolas; ou seja, o AC Milan na primeira parte marcou 3 golos sem resposta, e o Liverpool na segunda parte fez o mesmo, sendo que conseguiu fazer o empate nos primeiros 15 minutos da etapa complementar da partida. O jogo foi para prolongamento e, não havendo alteração no marcador, decidiu-se nas grandes penalidades. No penalty decisivo, Andriy Shevchenko permitiu a defesa ao Guarda-Redes polaco Dudek (o homem do jogo) e o Liverpool sagrou-se assim vencedor da UEFA Champions League 2004/2005.

Veja este vídeo deste momento histórico da década.

5 comentários:

  1. Tenho um episódio curioso sobre este jogo.Estava num café com uns amigos a ver a 1 parte do encontro,e ao intervalo,o resultado era de 3-0 para o Milan.Tomei a decisão de abandonar o café,e ir dar uma volta,quando regressei ao mesmo local,onde me encontrava a ver o jogo,o Milan "só" ganhava 3-2.Fiquei completamente "chocado",e ao mesmo arrependido por não ter visto o resto da partida,mas ainda assim tive a oportunidade de vibrar com o empate e depois respectiva vitória do Liverpool em grandes penalidades.

    ResponderEliminar
  2. É realmente um grande momento desta década.

    Quero sublinhar o grande passe do Káká para o terceiro golo do AC Milan, uma verdadeira obra de arte.
    E ainda hoje me lembro da dança do Dudek nos penaltis.De referir, que após a final, os adeptos do Inter faziam essa dança nas discotecas de modo a picar os adeptos da equipa rival.

    Foi realmente um grande jogo e gostei muito de ver o espírito de união e entre-ajuda dos jogadores do Liverpool, que na altura tinham uma grande equipa com Baros, Xabi Alonso, Cissé, Riise.O liverrpool de hoje em dia não vale nada quando comparado a este.

    http://imperiofutebolistico.blogspot.com/

    Cumprimentos

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Uma informação extra sobre essa equipa do Liverpool que venceu a Liga dos Campeões/fazia parte dessa equipa o alegado "barrete" chamado Sinama Pongolle que marcou 3 golos nessa época em 666 minutos,na altura com apenas 21 anos

    ResponderEliminar
  4. @Miguel: mas a vingança serve-se fria e 2 anos mais tarde em Atenas o AC Milan desforrou-se ganhando a UEFA Champions League, derrontando os "beatles" por 2-1.

    ResponderEliminar
  5. É verdade, caro Pedro.

    Se não me engano com golos de Pirlo e Inzaghi para o Milan, e kuyt ou Crouch para o Liverpool.

    Nem me lembrava que o Ponngolle jogava ai, mas tenho lembrança de um grande golo dele logo na primeira jornada frente ao Bétis, em que fez um "chapelaço" ao guardião do Bétis.

    Abraços

    ResponderEliminar