quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Época 2010/2011 - Detecção de talentos

Faty (Médio, Aris de Salónica)



Nome: Ricardo Faty
Nascimento: 24/08/1986 (24 anos)
Altura: 192cm
Peso: 77kg
Nacionalidade: Francesa
Posição: Médio
Clube actual: Aris de Salónica


Este jogador francês, formado na excelente escola do Strasbourg, teve a oportunidade de jogar na equipa principal desta formação francesa em 2005. Foi aí que começou a mostrar credenciais ao ponto da Roma adquirir o seu passe no Verão de 2006. Faty tinha apenas 19 anos.

Ricardo Faty é aquele jogador possante, com boa composição física, mas que alia a isso a sua excelente técnica. Fazendo um paralelismo com outros jogadores de ascendencia francesa, é certo que nenhum jogador é igual a outro qualquer, mas este jogador é muito parecido com o Maliano Sissoko que joga neste momento na Juventus de Itália ou, de uma forma mais exagerada, com o Patrick Vieira até.

E digo isto por causa das suas características, não só físicas, mas também técnicas e tácticas. Este francês, que actualmente está ao serviço dos gregos do Aris de Salónica faz muito bem a posição de trinco, posição essa que agora é comumente designada de posição "6". É um jogador que destrói muito bem, é o primeiro a fazer compensações defensivas dando sempre à equipa grande disponibilidade para defender; mas, por outro lado, quando a sua equipa está com a bola, é um jogador que se movimenta muito bem. Está sempre em movimento, está sempre à procura de linhas de passe e não sao raras as vezes em que sai da sua posição "6" para fazer desmarcações no sentido de ir buscar a bola em zonas mais nevrálgicas do campo. Quando tem a bola, serve-se da sua grande capacidade técnica para pôr a equipa a jogar. É aquele trinco "chato" que é muito dificil de se lhe tirar a bola. Um jogador a ter em conta.

É de referir, também, que depois da sua primeira passagem por Roma (2006/2007), Faty ingressou no Bayer Leverkusen em 2007/2008 mas ainda nessa época foi reforçar a equipa francesa do Nantes pois só alinhou em 2 partidas da Bundesliga. Aí ficou até ao Verão de 2009 onde regressou novamente à Roma. Não foi novamente feliz e em 2010 desvinculou-se finalmente da Roma, assinando pelo Aris de Salónica onde tem aparecido em bom plano tanto no campeonato grego como na Liga Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário